A Totvs passou os últimos dois anos desenvolvendo a sua plataforma de inteligência artificia, a Carol, e identificando casos de uso. Agora, a empresa entende que chegou a hora de ela ganhar escala. “Encontramos soluções para dores em diversos segmentos, como saúde, educação, varejo etc. 2019 será o ano de escala da Carol. Estamos preparando a plataforma para crescer exponencialmente em dados”, diz o diretor do Totvs Labs, Vicente Goetten, em entrevista para Mobile Time.

A Carol já está integrada ao Bemacash, solução de frente de caixa utilizada por milhares de empresas, onde atende através de uma interface de texto. A assistente será levada para outros softwares da Totvs nos próximos meses. Além disso, a Carol existe na forma de um aplicativo móvel para Android e iOS, no qual responde a perguntas sobre inteligência de negócios por meio de comandos de voz, como uma assistente virtual.

A plataforma possui hoje quatro habilidades, como descreve Goetten. A primeira elas consiste na sua capacidade de realizar previsões, com base nos dados armazenados por cada cliente, mas também fazendo cruzamento com informações de outras empresas do mesmo segmento (no caso do Bemacash) e de fontes externas, como meteorologia, ou o preço das commodities, ou o que mais fizer sentido em cada situação. Ela consegue, por exemplo, prever quebras de estoque, vendas, churn etc. Um grande varejista já está utilizando a solução para manter seu estoque em um nível adequado. E foi criada uma versão específica para controle de churn em instituições de ensino, prevendo quais alunos estão mais propensos a cancelar suas matrículas. Os modelos preditivos são construídos separadamente para cada finalidade. O desenvolvimento é feito pelo time de cientistas de dados da Totvs. Aliás, a previsão de churn será aplicada pela própria Totvs para reter seus clientes corporativos, revela Goetten.

A segunda habilidade é a de recomendação. No Bemacash, por exemplo, a Carol consegue recomendar ao lojista o preço para cada produto, com base nos dados de outras empresas que atuam no mesmo ramo e na mesma região. Também pode recomendar a combinação de produtos ou o lançamento de novos itens.

Especificamente na área de saúde, a Totvs criou uma solução com a Carol para automatizar a avaliação de requisições de exames em planos de saúde, recomendando a aceitação ou a recusa de cada uma com base em inteligência artificial, o que acelera o processo e diminui a carga de trabalho para os médicos. Um plano de saúde com cerca de 500 mil vidas que está testando a solução projeta como resultado uma economia de R$ 13 milhões em um ano.

A terceira habilidade da Carol consiste na entrega de informações e insights de inteligência de negócios por meio de comandos de voz em seu app, com base em informações contidas nos sistemas do cliente, que podem ser da Totvs ou de terceiros, desde que seja possível integrar via APIs e com ajuda de um SDK da Carol. Essa habilidade combina as duas anteriores. Um executivo pode pedir à assistente uma previsão de vendas de determinado produto para o mês seguinte falando pelo seu smartphone, por exemplo, ou solicitar uma recomendação de preço. O processamento de linguagem natural usado pela Carol foi desenvolvido pela Totvs.

Por fim, a quarta e mais nova habilidade é a de visão computacional. A primeira aplicação prática é a de batimento de ponto eletrônico via reconhecimento facial usando a câmera de smartphones, com um app em Android e iOS. Um grande produtor de soja com 7 mil funcionários está usando no campo: os agricultores batem o ponto através do reconhecimento de seus rostos, cuja imagem é capturada pelo smartphone de um coordenador diariamente. O processamento é feito dentro do próprio smartphone e a aplicação melhora sua precisão ao longo do tempo, conforme vai registrando mais e mais imagens das mesmas pessoas. A Totvs ingressou com pedidos de patentes referentes a esta solução.

Outro produto derivado da visão computacional consiste na entrega de insights de negócios e outras informações a partir da captura da imagem de um produto na prateleira. Os dados aparecem sobre a imagem, na tela do smartphone, usando o conceito de realidade aumentada. Uma rede de supermercados e outra de cosméticos estão experimentando essa solução.

Modelo de negócios

A Totvs cobra uma assinatura pelo uso da Carol cujo valor varia de acordo com a solução e com o tamanho do cliente. A métrica para precificação também varia de acordo com o segmento. No caso de universidades é a quantidade de alunos e em planos de saúde é a quantidade de vidas, mas em outros casos pode ser o volume de dados utilizados pelo cliente.

Na prática, é uma oferta de “inteligência artificial como serviço”, concorda Goetten. “E não existe taxa de cancelamento. Acreditamos que o cliente vai permanecer conosco pelo valor que agregamos ao seu negócio, não porque tem uma multa rescisória. Um dado importante: não tivemos nenhum churn da Carol até hoje”, afirma o diretor do Totvs Labs.

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“2019 será o ano de escala da Carol”, diz Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs

 

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