O Globoplay (Android, iOS) foi o aplicativo que mais gerou receita no Brasil em 2020 através dos sistemas de billing da App Store e da Google Play, informa o relatório anual da App Annie. Cabe ressaltar que nessa conta não entram as vendas feitas com cartão em apps de m-commerce ou serviços O2O, como iFood, Mercado Livre e Uber. A empresa de análise contabiliza apenas a receita gerada na venda de bens virtuais e assinatura de conteúdo que acontecem através das referidas lojas de aplicativos.
Confira abaixo o ranking dos 10 aplicativos que mais faturaram na App Store e na Google Play no País em 2020 (excluindo games). Nota-se uma predominância de apps de conteúdo audiovisual, encontros e produtividade:
1- Globoplay
2 – Tinder
3- Google One
4- YouTube
5- Netflix
6- HBO Go
7- TikTok
8- Canva
9- happn
10- Whitebook
Quando considerados apenas jogos, que, mundialmente, são os que geram maior faturamento, a lista dos campeões no Brasil em 2020 é a seguinte:
1- Free Fire
2- Roblox
3- Call of Duty: Mobile
4- Brawl Stars
5- Lords Mobile
6- Saint Seya: Awakening
7- Gardenscapes: new acres
8- Coin Master
9- PUBG Mobile
10- 8 Ball Pool
No ranking dos apps mais jogados pelos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, o Free Fire também ocupa a primeira posição, mas Candy Crush vem em segundo – provavelmente com muitos usuários que não gastam nada nele.
Total
Somando games e demais apps, os brasileiros gastaram US$ 920 milhões através da App Store e da Google Play em 2020, informa a App Annie. Para efeito de comparação, isso corresponde a 0,6% do faturamento mundial das lojas de aplicativos no ano passado, incluindo também as lojas independentes chinesas, que somaram todas juntas US$ 143 bilhões.