A Usiminas implementou uma rede privativa 5G em sua unidade em Ipatinga, cidade da Região Metropolitana do Vale do Aço e a 210 quilômetros de distância de Belo Horizonte. Feita em parceria com a Embratel, a tecnologia levará conectividade para uma área de 7 quilômetros quadrados.

Com arquitetura de rede planejada pela Claro e core de rede dedicado e outro core redundante, a infraestrutura levará cobertura indoor e outdoor em toda planta e servirá para suportar a conexão de milhares de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) usados na logística, manutenção e segurança da siderúrgica.

Vale lembrar, a GaussFleet é uma das fornecedoras de dispositivos IoT para a Usiminas.

Para isso, as ERBs foram posicionadas em locais estratégicos da unidade da Usiminas e receberam novas conexões ópticas para serem interligadas. A companhia ainda pretende implementar aplicações voltadas para automação industrial com inteligência artificial e segurança 4.0.

Uma outra rede privativa está sendo preparada pela operadora para a planta da siderúrgica em Cubatão, cidade da região sul do estado de São Paulo, a 45 km da capital.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!