Lançado em novembro de 2012, em Campinas/SP, o site de cupons I Am In procurou desde o princípio estar adaptado às plataformas móveis. “Nosso objetivo foi cobrir o gap das compras coletivas, que vêm sofrendo rejeição, com os cupons de desconto adaptados para mobile”, explica Gustavo Pinke, sócio da empresa.
A I Am In pretende diferenciar-se no mercado pela autonomia oferecida aos anunciantes. Pinke ressalta que o site permite que estabelecimentos deem descontos (a partir de 10%), gratuidades, e promoções do tipo “compre e ganhe”. “Quem estabelece o modelo é o próprio estabelecimento”, afirma Pinke. Para anunciar, o comerciante cadastra-se no site, seleciona o tipo de desconto para seu produto e indica o tempo de validade da promoção e a quantidade de cupons. Pelo modelo de negócios da empresa, o estabelecimento paga uma mensalidade de R$ 49,90 por um número ilimitado de anúncios. É cobrada uma taxa por cupom validado, cujo valor varia de acordo com o tipo da promoção oferecida.
Os usuários recebem uma notificação informando sobre a possibilidade de desconto. Caso interesse, basta confirmar apertando o botão "I Am In" dentro do app e validá-lo por um leitor de QR code na loja. Atualmente, a I Am In está presente em apenas três cidades: Campinas, São Paulo e Brasília. Pinke acredita que o serviço estará disponível em todas as capitais do País até o segundo semestre de 2013. Desse modo, espera-se um aumento significativo no número de anunciantes (hoje em torno de 60) e de usuários.
De novembro até agora, foram registrados aproximadamente 1 mil downloads da versão para iOS. Com o lançamento, em fevereiro, da versão para plataforma Android, Pinke acredita que conquistará ainda mais consumidores. Sua expectativa é de que a expansão resulte em 50 mil downloads até o fim de 2013. Para isso, a I Am In apostará em uma campanha de divulgação em guias de bares e restaurantes e no Facebook.