1 Mensageria

As empresas que já possuem uma conta no WhatsApp Business (Waba, na sigla em inglês) vinculada a um BSP (Business Solution Provider) não poderão migrar para a conexão direta à API do serviço de mensageria, dentro do projeto em fase beta lançado pela companhia. Somente contas novas poderão se cadastrar, e desde que seja para uso em seu próprio negócio, não em nome de clientes. Ou seja, a novidade tampouco está aberta aos chamados ISVs (Independent Software Vendors).

Conforme informou Mobile Time na última segunda-feira, 14, o WhatsApp abriu, em fase beta, a conexão direta à sua API, dispensando a intermediação via brokers homologados, os chamados BSPs. Vale lembrar que algumas grandes empresas já tinham conexão direta, como grandes bancos e operadoras de telecomunicações, mas até hoje são exceções.

Um grupo selecionado de desenvolvedores dos EUA e da América Latina recebeu o convite por email para participar desse projeto. O WhatsApp está aceitando inscrições até o dia 21 de fevereiro. Não foi estabelecida uma quantidade máxima de participantes, mas especula-se que será na casa das centenas.

A novidade surge paralelamente à mudança no modelo de cobrança do WhatsApp, que passa a cobrar também pelas sessões iniciadas pelo consumidor final, o que antes era gratuito. Para evitar impacto sobre empresas de pequeno e médio porte, o WhatsApp oferece até 1 mil conversas de graça por mês através da sua API. A sessão também é gratuita se iniciada a partir de um anúncio no Facebook ou Instagram.

Para BSPs ouvidos por Mobile Time, a abertura da API reforça a importância de se agregar valor no uso do WhatsApp como canal de relacionamento com o cliente. Ou seja, não basta para o BSP cobrar pelo uso do canal: é fundamental oferecer algum diferencial.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!