Em 40 dias, o Ministério das Comunicações (MCom) instalou 282 pontos de Internet do Wi-Fi Brasil, em 19 estados do País. Deste total, 93% foram em escolas, totalizando 265 instituições públicas de ensino. O Nordeste foi a região mais beneficiada, com 216 instalações. Esta foi uma ação do Programa Internet Brasil.
O Piauí é o estado com a maior quantidade de pontos de Internet instalados em 2023 – são 60 unidades. Em seguida, vêm Maranhão (44), Pernambuco (32), Ceará (31) e Bahia (30). A região Nordeste é prioridade para a política pública de conectividade, pois apresenta indicadores mais baixos de uso da Internet no Brasil.
Além do atendimento a escolas, o Wi-Fi Brasil também é responsável por instalar antenas e roteadores em locais como assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, além de telecentros comunitários. Recentemente, foram disponibilizadas 17 antenas a fim de dar apoio ao atendimento humanitário nas Terras Yanomamis, com velocidade de conexão via satélite de 20 megabits por segundo.
O sinal recebido pelas antenas é enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), concebido exclusivamente para a transmissão de dados na banda Ka, cobrindo todo o território nacional e a Amazônia Azul. O equipamento foi desenvolvido pelo MCom com apoio da Telebras. Ele fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.