71% dos consumidores móveis brasileiros fizeram pelo menos uma compra pelo celular nos últimos 30 dias, revela pesquisa realizada pela Opinion Box sob encomenda da PayPal. Foi considerado como consumidor móvel qualquer pessoa que já tenha feito pelo menos uma compra ou pagamento de bem físico ou digital através do smartphone. Esses 71% são divididos da seguinte forma: 30% fizeram a última compra móvel nos últimos sete dias; 20%, nos últimos 15 dias; e 21%, nos últimos 30 dias). Outros 11% compraram nos últimos 60 dias e 18%, há mais de 60 dias.
De acordo com a pesquisa, os consumidores móveis brasileiros fizeram em média 4,85 compras pelo celular nos últimos 30 dias e 3,81 compras através de computadores. 30% afirmaram que começam compras pelo celular e concluem pelo desktop e 20% fazem o sentido contrário, iniciando pelo desktop e terminando pelo celular.
A categoria mais comprada pelo celular é a serviços: 84% dos consumidores móveis já fizeram esse tipo de compra pelo smartphone. Foram computados como serviços a solicitação de corridas de táxi ou Uber, assim como delivery de comida. Em seguida vêm compras de produtos do dia a dia (76%); produtos pontuais (75%); consumo digital (60%); entretenimento (58%); e turismo e viagens (55%).
Para cada categoria pesquisada, os consumidores foram perguntados se preferem comprar pelo app, pelo site ou por ambos. Serviços foi a categoria com a maior proporção que prefere comprar por app: 56%. E o maior percentual da compra em site móvel foi registrado na categoria de produtos do dia a dia: 32%.