A dupla Zezé di Camargo & Luciano (Android, iOS) lançou o seu aplicativo oficial na noite desta quarta-feira, 14. O app, que tem como público-alvo os fãs dos cantores, foi apresentado por meio de uma transmissão ao vivo nas mídias sociais e no próprio aplicativo.
No app, desenvolvido pela Fan Hero, os usuários podem ver webséries, vídeos, votar em enquetes, participar de promoções, acessar uma rádio online da dupla, ver imagens e gravações antigas na sessão “nostalgia”, além de fotos dos bastidores dos shows e da vida pessoal dos dois artistas.
Durante seu lançamento, os cantores apresentaram músicas novas e tradicionais de seu repertório em uma espécie de pocket show. O evento foi transmitido do lendário Studio Mosh, em São Paulo, conhecido por gravações de diversos conjuntos importantes para o cenário musical brasileiro.
Sertanejo móvel
Em conversa com jornalistas antes do lançamento, os cantores lembraram que lançaram um aplicativo dez anos atrás, com funções similares, mas não engrenou. Agora, eles apostam no atual crescimento do mobile e da Internet para chegar aos fãs que possuem smartphones.
“São vários os motivos para criarmos um app novo, entre eles, a Internet é uma realidade no Brasil, e nós somos os artistas número três entre os mais assistidos no YouTube (pesquisa Brandcast do Google)”, disse Zezé Di Camargo. “Hoje você não pode ficar de fora da Internet e da mobilidade. Não podemos nadar contra a maré”.
Por sua vez, Luciano ressaltou que o formato do aplicativo ajuda a levar mais informação e conteúdo aos seus fãs. Em especial, o cantor lembra que trechos de músicas, shows e aparições em programa de TV não podem entrar em certos meios, como o YouTube, por contrato com a Sony: “O nosso aplicativo vai levar conteúdo indireto aos usuários. Um conteúdo que não consigo colocar hoje no meu canal do YouTube (com a Vevo)”.
Isso porque a gravadora japonesa não possui contrato de licenciamento e royalties de seus artistas com a companhia do Google. Recentemente, a Sony fechou acordo com o Facebook para permite monetizar com royalties de seus artistas.
Business model
Terrance Gargantini, diretor de novos negócios da Fan Hero ressalta que um dos motivos para a dupla adotar o app é que eles não conseguiam monetizar com fãs das mídias sociais e, com a entrada do app, eles terão essa oportunidade. Além disso, os cantores goianos poderão entender mais sobre seu público através das métricas dos apps.
Em seu modelo de negócios, o aplicativo atua no formato fremium. Ou seja, o app tem parte de seu conteúdo gratuito, mas possui uma versão premium com assinatura mensal de R$ 3,20 por mês através dos marketplaces de apps. Em sua parte paga, os consumidores podem acompanhar transmissões ao vivo da dupla no celular. No futuro, o app terá uma função para compra avulsa de transmissão, desse modo, a pessoa poderá ver um show e não precisará assinar a mensalidade.
Com a parceria entre a dupla e Fan Hero, a maior parte dos lucros fica com Zezé Di Camargo & Luciano. Por sua vez, a Fan Hero tem uma parte menor da receita com o app. No entanto, o diretor da Fan Hero não pôde revelar os valores.
Super fãs
Inicialmente, a expectativa é de que o app tenha 555 mil usuários em um ano, uma taxa de conversão de 5% dos 10,7 milhões de seguidores da dupla sertaneja no Facebook. Dos 555 mil usuários, a Gargantini espera que 10% tornem-se assinantes do app. Questionado por Mobile Time quais seriam esses fãs, Gargantini explicou que são os “super fãs”. Essas pessoas são consumidoras fieis e constantes de Zezé Di Camargo & Luciano. Eles vão aos shows, compram produtos, os seguem nas mídias sociais, fazem parte do fã-clube e escutam suas músicas com frequência.