O número de reclamações de consumidores de telecomunicações registrou uma queda de mais de 20% em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês em 2021, segundo apontam dados da Anatel.

As reclamações registradas na agência têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas 213.577 reclamações; já em janeiro de 2022 foram 167.843, uma redução de 45.734 queixas.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, a queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que estaria trabalhando em normativos para melhorar a relação com o consumidor.

O levantamento da Anatel aponta ainda uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021. As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. As reclamações dos usuários de telefonia móvel caíram 22,8%.

 

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