O brasileiro não gosta de pagar por aplicativos móveis. Isso fica claro diante dos dados coletados por uma pesquisa que entrevistou 1.211 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone: 62,2% só baixaram apps gratuitos até hoje; 32,5% baixaram tanto títulos pagos quanto gratuitos; 0,2%, apenas pagos; e 5,1% nunca baixaram nada. O estudo foi realizado pela empresa de pesquisas on-line Opinion Box em parceria com MOBILE TIME.

Dos que nunca compraram um app, 42,9% disseram que o motivo foi não terem encontrado nenhum título que valesse a pena. 23,6% culparam a impossibilidade de testar o aplicativo antes. E 19,1% afirmaram que não compraram porque não têm cartão de crédito. 14,4% disseram que suas razões seriam outras.

Análise

Os resultados dessa pesquisa deixam claro que as lojas de aplicativos precisam melhorar em três aspectos. O primeiro é o aprimoramento das ferramentas de recomendação. Com cerca de 1 milhão de títulos na Google Play e na App Store, pode ser difícil encontrar o que se procura. Porém, não dá para acreditar que nesse universo gigantesco não exista nada que valha a pena comprar. Os preços, aliás, não costumam ser caros: a  maioria está abaixo de R$ 5. É só uma questão de oferecer os títulos certos para cada usuário.

A possibilidade de experimentar um aplicativo antes de comprar é um diferencial da loja do Windows Phone e que, nitidamente, precisa ser exportado para as outras lojas. Da mesma forma, em países emergentes como o Brasil, a opção de cobrança na conta telefônica é essencial, já que a penetração de cartão de crédito é relativamente baixa.

 

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