Os aplicativos móveis criados para o público infantil passarão a ter mais destaque na Google Play, sendo separados por faixa etária. Para tanto, o desenvolvedor precisará se cadastrar no recém-criado programa "Designed for families" (ou "Feito para famílias", em uma tradução livre) e ter seus apps avaliados pela equipe do Google, que verificará se os títulos atendem a determinados requisitos. A ideia é tornar mais fácil para pais e professores a descoberta de conteúdo adequado para crianças dentro da Google Play.

Para participar, o app precisa ser classificado para todas as idades ou pelo menos para pessoas a partir de 10 anos, de acordo com os critérios da ESRB, ou outro padrão de classificação equivalente. É preciso atender também a uma série de cuidados relativos a anúncios dentro dos apps. Estes não podem ser relativos a publicidade ou remarketing baseados em interesses; precisam estar em conformidade com a classificação indicativa de idade para o app; devem ser facilmente distinguíveis do resto do conteúdo e só pode haver um por página; não podem ser apresentados no formato de mural; e nem podem aparecer logo após o início da aplicação. Também são proibidos anúncios com conteúdo impróprio para menores, como jogos de azar, namoro e relacionamentos, conteúdo adulto, substâncias controladas ou ilegais etc.

Para serem aprovados no programa, os apps para crianças também precisam tomar cuidados redobrados quanto à coleta de informações e a transparência disso. É preciso informar com exatidão se os usuários do app podem interagir entre si ou trocar informações; se são partilhadas informações pessoais com terceiros; e se é compartilhada a localização física do usuário com terceiros.

 

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