A Claro passará a enviar mensagens para seus usuários com sugestões de comércios e serviços disponíveis nos bairros. Segundo informou a operadora nesta quarta-feira, 15, a medida utilizará os dados de geolocalização dos clientes para enviar notificações por push com o objetivo de auxiliar pequenos negócios durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

O serviço é válido para todo o Brasil. A princípio, apenas usuários que contam com o aplicativo #NET-CLARO-WI-FI instalado receberão as mensagens. Mas a operadora pretende ativar o serviço de push para todos os clientes com o aplicativo Minha Claro Móvel. Caso o cliente da operadora não queira receber as notificações, basta clicar em um botão para se descadastrar do serviço ao receber o primeiro “push”.

A plataforma, batizada de “Push do Bem”, permite que pequenos comerciantes e negócios se cadastrem pelo site (clique aqui para acessar). Por meio dessa plataforma, o pequeno empresário pode enviar notificações com até cinco imagens de seus produtos e serviços para o público da região de atuação. O cliente que receber o push poderá realizar o pedido por chamada de voz ou por WhatsApp.

A política e as condições para os empreendedores estão traçadas nos termos de uso do serviço. O raio de ação para cada CNPJ/CPF será de 5 km, e a operadora promoverá algum tipo de curadoria para evitar mensagens com produtos inadequados:

  • Produtos de tabaco, drogas ou relacionados
  • Armas, munições ou explosivos
  • Telecomunicações e ofertas de conteúdo digital
  • Produtos, serviços ou conteúdos adultos
  • Conteúdo sensacionalista, falso ou enganoso
  • Páginas de destino que não funcionem ou que não tenham relação com o tema do anúncio
  • Erros de gramática e linguagem ofensiva
  • Bebidas alcoólicas
  • Jogos de azar
  • Conteúdo discriminatório ou depreciativo
  • Violência
  • Política
  • Tragédia
  • Questões sociais sensíveis

Em comunicado, a diretora do segmento de pequenas e médias empresas da Claro, Roberta Godoi, diz que o isolamento social traz o desafio para empreendedores migrarem para o mundo de vendas e atendimento remoto. “Queremos ser um facilitador nesse processo e, com o ‘Push do Bem’, ajudar a conectar quem precisa comprar algo ou de algum serviço com os comerciantes próximos que podem atendê-lo”, afirma.

PMEs

A iniciativa é parte do “HUB Claro Empresas”, braço que está sendo lançado para centralizar as ações da operadora e de outras companhias para “estimular a economia e fortalecer os pequenos comércios”. O site do HUB (acesse aqui) terá informações atualizadas diariamente com notícias de “diversos segmentos”. A empresa de telecomunicações disponibiliza ainda um email ([email protected]) para organizações que queiram divulgar suas ações em prol dos pequenos empresários cadastrados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!