O serviço de envio de SMS corporativo é um bom termômetro da economia, indicando quais setores estão mais ou menos aquecidos de acordo com o crescimento ou a redução no seu volume de mensagens de texto disparadas. Durante a pandemia do novo coronavírus, o impacto por vertical varia de acordo com o estágio de disseminação da doença. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, onde o pior já passou, está havendo um forte crescimento no volume de envio de SMS, reflexo da retomada da economia. É o que indicam dados coletados pela Infobip, fornecedora global de soluções de mensageria, incluindo SMS.
A Infobip notou que, durante a fase de lockdown, segmentos como o financeiro, o de utilities, o de telecom e o de serviços sob demanda online aumentam seus disparos de SMS, enquanto transportes, viagens, turismo, car sharing e hotelaria registram quedas significativas.
“Esse movimento acontece conforme é decretado o ‘lockdown’ nas regiões. Começou na Ásia, passou para a Europa e depois para a Índia. Agora sentimos a mesma coisa na América Latina e nos EUA”, relata Yuri Fiaschi, vice-presidente de vendas da Infobip.
Na região da Ásia-Pacífico, os números da Infobip na primeira semana de abril em comparação com a média de março revelam a retomada da economia. O segmento de restaurantes, por exemplo, está vivenciando um boom, com aumento de 300% nessa comparação. Outros com aumentos relevantes são: serviços de saúde (+80%); serviços de TI (+60%); telecomunicações (+50%); seguros (+50%); utilities (+30%); serviços sociais (+30%); e mídia e entretenimento (+20%). Por outro lado, os segmentos de viagens e de varejo tradicional seguem caindo: redução de 40% cada.
“Outros serviços, como car sharing, hotelaria e serviços on demand, estão subindo, mas bem devagar. O mundo está retomando suas atividades de forma cautelosa, não será tudo de uma vez”, avalia o executivo.
Considerando o primeiro trimestre de 2020, em comparação com o último trimestre de 2019, o volume de mensagens da Infobip subiu na Ásia-Pacífico, apesar da pandemia, puxado principalmente pelo setor de seguros (+280%) e pelo de finanças (+10%), que é aquele com maior participação no tráfego da empresa.
Contact center
A Infobip também notou um crescimento na procura pela sua solução de comunicação multicanal para contact centers, incluindo WhatsApp, por conta de uma acelerada digitalização desse serviço mundo afora em decorrência da pandemia. “No mundo inteiro está havendo um processo de desativação dos contact centers enquanto espaço físico: os atendentes estão passando a trabalhar de casa”, comenta.