| Publicada originalmente no Teletime | A ELSYS, uma das principais fabricantes de equipamentos de banda larga e para recepção TV, além de uma das maiores redes de distribuição e instalação do Brasil, vai entrar na operação de serviços de banda larga. A empresa está lançando, a partir desta semana, seu serviço de acesso à Internet com a marca Netylink. Será um serviço de banda larga baseado na rede móvel 4G e 5G. Ou seja, será uma operadora FWA. O serviço começa no Estado de São Paulo e deverá ser ampliado progressivamente para outras regiões.
Segundo Cláudio Blatt, presidente do conselho da ELSYS, “a gente sempre trabalhou para vender e trazer assinantes para os parceiros, e agora temos o interesse de ser uma operadora. O que a gente quer é poder atender o assinante em uma jornada completa, com venda, pós-venda e atendimento. Será a primeira operadora fixa FWA 5G e 4G do Brasil”, diz.
O foco inicial da empresa é oferecer o serviço em áreas em que não haja cobertura de fibra ou como um complemento, redundância, para serviços corporativos que não podem ficar dependentes apenas de uma alternativa.
Segundo Danilo Pacagnella, head de marketing do grupo ELSYS, a Netylink “nasce de muitas dores no mercado de Internet, inclusive fibra, que a gente vê ainda com algumas fragilidades, instabilidade, riscos de cabeamento aéreo, limites físicos para passar fibra”. Segundo ele, o serviço é uma alternativa a soluções como Starlink e como uma nova operadora de Internet fixa sem fio em lugares remotos onde não chega fibra.
Segundo Pacagnella, a Netylink mira um mercado de cerca de 2 milhões de usuários de banda larga que hoje não têm fibra, e pretende chegar ao final do ano com 100 mil usuários.
A Netylink operará como uma empresa de banda larga fixa (com licença de SCM inclusive) a partir da rede 4G e 5G das operadoras móveis Claro, Vivo e TIM, e a rede a ser utilizada varia em função da performance e da cobertura em cada local. O contrato de uso de rede das operadoras é de capacidade no atacado, ou seja, a Netylink não será uma MVNO, e o principal diferencial, além da tecnologia FWA, é que os pacotes são com franquia ilimitada.
FWA sem franquia
São dois planos, ambos com custo de ativação em R$ 499 (mas com isenção no período de lançamento). Um plano de R$ 299 chamado Netylink Conecta, recomendado para até 4 usuários e que não tenham demanda por serviços que exijam baixa latência. O outro plano é o Netylink Pro, desenhado para até 10 usuários, e que permite aplicações que demandam maior capacidade da rede. Na prática (mas isso não é usado como um diferencial), o que difere os dos planos é que o mais simples está baseado na rede 4G e o Pro depende da rede 5G. Não há limite de dados nem restrição a qualquer tipo de serviço.
A ELSYSjá comercializa equipamentos de recepção 4G outdoor há algum tempo.Trata-se do equipamento Amplimax, que segundo a empresa tem cerca de 400 mil usuários no Brasil. Esse equipamento conta com uma antena de recepção otimizada, a possibilidade de uma antena externa adicional e sistemas de gerenciamento. O serviço de banda larga Netylink será baseado no Amplimax e em sua versão 5G, com melhorias de antena e, no caso da versão Pro, como distribuição de sinal por Wifi 6 e rede mesh.
Segundo o CEO da ELSYS e Netylink, Damian Zisman, a empresa começa com um grande foco no atendimento e no relacionamento com o consumidor, através dos canais digitais da ELSYS, do atendimento com mais de 300 posições, e na rede de parceiros instaladores e distribuidores. “O importante é a nossa cultura, nossa relação com ele e como somos avaliados. E a nossa nota no Reclame aqui é excelente, e é isso que queremos manter na oferta direta de banda larga aos consumidores”.
Inicialmente as vendas começam pelos canais digitais o site https://nety.link/ já está no ar para receber pedidos, diz Blatt, mas os parceiros vão participar também da estratégia de expansão. Além da estrutura própria de atendimento da ELSYS, os sistemas da empresa já adaptados para verificar a cobertura de rede e o acompanhamento dos times de campo serão utilizados pela Netylink.
A empresa adotou como mascote de marketing um vira-lata caramelo para simbolizar a proposta da empresa, que é ser conhecida nacionalmente, mas sempre com atitude simpática, próxima dos consumidores e afetiva, explica o diretor de marketing.
Parceria com a Hughes
Outro aspecto da estratégia da ELSYS é que a Netylink vai redirecionar as vendas que eventualmente não estejam na área de cobertura das redes 4G e 5G par o serviço de banda larga via satélite HughesNet, de quem a ELSYS é parceira de longa data. Elsys e Hughes já atuam juntas na distribuição do serviço HughesNet. “Eles têm uma cobertura mais ampla. Quando o nosso cliente precisar recorrer ao satélite, ele passará a ser um cliente HughesNet, seguindo os planos de valores e franquias que eles praticam, mas atuamos em conjunto”, explica Blatt.