O mercado brasileiro conta com muitas soluções digitais antifraude para bancos e e-commerce, e com outras tantas de score de crédito. Mas poucas empresas oferecem esses dois serviços ao mesmo tempo: este é um dos diferenciais da brasileira B2e Group.

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Renato Magalhães, diretor comercial da B2e Group (Crédito: divulgação)

“Antifraude e automação de crédito são como irmãos gêmeos que nunca se viram. Há empresas capacitadas para um ou para outro. E nós temos os dois. Há muitas afinidades de fontes e de regras para ambos. Tem score de crédito que foca só na capacidade de pagamento. A gente dá isso e antifraude ao mesmo tempo”, relata Renato Magalhães, diretor comercial da B2e Group, em conversa com Mobile Time.

Criada há 12 anos, a empresa tem 200 clientes e espera fechar o ano com 250, diz Magalhães. Outro dos seus diferenciais é ter um preço acessível para clientes de porte médio. “A B2e nasceu com o foco de ser um motor de crédito para atender o long tail”, relata.

A empresa é forte principalmente nos segmentos de turismo e programas de fidelidade, e agora mira no setor de telecom, especialmente em ISPs e operadoras que sejam novas entrantes. Para isso, vem conversando com associações setoriais em busca de parcerias para atendimento de forma coletiva.

B2e analisa 5,5 milhões de transações por mês

Por mês, a B2e analisa 5,5 milhões de transações, volume que vem crescendo entre 10% e 15% ao ano. A companhia recorre a várias fontes de dados para analisar cada operação, desde dados fornecidos pela própria empresa-cliente, passando por bureaus de crédito e de cadastro, e sites públicos de informação, até tecnologias de verificação de identidade, incluindo interação com o consumidor final enviando link com processo biométrico ou token por WhatsApp ou SMS.

Os processos de verificação são definidos caso a caso com cada empresa-cliente da B2e. A tendência é a solução ganhar qualidade ao longo do seu tempo de uso, conforme vai sendo alimentada com mais dados históricos dos clientes. Também é oferecida à parte uma mesa de revisão humana, disponível 24/7.

A inteligência artificial é utilizada pela empresa para traçar perfis de fraudadores. Ao mesmo tempo, a tecnologia começa a ser usada pelos golpistas para gerar deep fakes, embora ainda de forma incipiente.

“A fraude do cara que rouba um documento, troca a foto e vai presencialmente abrir uma conta está praticamente extinta. O perfil do atacante é cada vez mais o de alguém que conhece de tecnologia. Não apenas de programação, mas conhece também sobre os processos de negócios, porque está sempre testando, avaliando”, relata.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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