Os feature phones não morreram na América Latina. Mais do que isso: seus usuários continuam consumindo conteúdo, como ringtones, vídeos, jogos Java e chats, especialmente no formato de clube de assinatura, em que pagam um pequeno valor por semana para ter direito a uma determinada quantidade de downloads. É o que informa a Pmovil, agregadora de conteúdo móvel que atua há 13 anos na região, fornecendo conteúdo para clientes de 49 operadoras em 18 países. Em 2013, a companhia bateu seu recorde histórico de faturamento, do qual 90% proveio de conteúdo para feature phones. E sua base de assinantes de clubes de conteúdo aumentou 30% nos últimos 12 meses, passando de 4 para 5,2 milhões.
"Acredito que ainda haja mercado para conteúdo para feature phones pelos próximos três anos tranquilamente", prevê Fabian de la Rua, fundador e CEO da Pmovil. Para se ter uma ideia, no Paraguai e na Bolívia a empresa ainda consegue vender ringtones monofônicos. "Esses países ainda têm uma base grande de aparelhos Nokia antigos. Nem todo mundo tem Android ou iPhone. O interior desses países não conhece tais aparelhos", explica.
A Pmovil gerencia hoje mais de 60 clubes de assinatura diferentes. Cada um é especializado em uma vertical. Há clubes de jogos, de música, de conteúdo erótico, de conteúdo sensual etc. Em troca de uma assinatura que gira em torno de US$ 1,5 por semana, o usuário tem direito a realizar uma certa quantidade de downloads sobre o tema daquele clube, que podem ser vídeos, ringtones, músicas, apps Java, jogos, wallpapers. O conteúdo varia também de acordo com o país, levando em conta as preferências locais. Os vídeos respondem por 60% dos downloads, somando todos os clubes.
O maior mercado da Pmovil em receita é a Argentina. Brasil e México se revezam entre o segundo e o terceiro lugares. Em receita por usuário, porém, o Uruguai é o líder, com o dobro do Brasil. "É complicado depender de apenas um país. Nosso foco sempre foi lançar produtos para escalar na América Latina. Pensamos com cabeça regional, em Português e Espanhol", diz o executivo.
Futuro
A Pmovil sabe que a receita com feature phones não vai durar para sempre. Por isso, começa a investir em aplicativos para smartphones, principalmente na área de futebol. Outra aposta da empresa é na oferta de microbilling para terceiros através da sua conexão com as plataformas de faturamento de 49 operadoras. "O carrier billing é o futuro para vários agregadores de serviços de valor adicionado. Podemos bilhetar qualquer coisa no celular, seja nosso ou de terceiros. Vamos nos tornar um meio de pagamento na América Latina", explica.
Tela Viva Móvel
Fabián de la Rua participará no dia 21 de maio do 13º Tela Viva Móvel, em São Paulo, em um painel sobre start-ups móveis. Ele é um dos investidores por trás do Misoles, fundo que está investindo em start-ups de tecnologia na América Latina.
O Tela Viva Móvel acontecerá no WTC, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de maio. O evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Para mais informações, acesse: www.telavivamovel.com.br