Depois de encontrar parceiros ideais para relacionamentos no Tinder, as pessoas agora poderão encontrar os pares para seus pés. A loja de sapatos Schutz criou seu aplicativo de compras como uma função que é uma espécie de ‘Tinder de sapatos’ para iOS. O app, que foi desenvolvido pela Taqtile, permite aos clientes da loja escolherem de modo intuitivo entre 17 estilos de sapatos e oito bolsas, tendo como base um catálogo de até 10 mil produtos da empresa, que podem ser adquiridos pelo app ou marcados para serem comprados em lojas de rua.
De acordo com Maurício Bastos, gerente do canal online da Schutz, a ideia surgiu durante uma conversa com o presidente da Arezzo, Alexandre Birman – a marca Schutz faz parte do grupo Arezzo. “Essa ideia surgiu há algum tempo atrás. Estava em uma reunião comercial, com o presidente e o diretor da área comercial sobre um aplicativo para a Schutz. Ele (presidente) disse: eu quero um app que a pessoa não fique digitando. Não é para ser uma réplica do site de compras. É para o cliente conhecer os produtos e começar a comprar”, conta Bastos.
Como parte do desdobramento da reunião, encontros de discussão (brainstorm) foram realizados e através de uma reunião surgiu a ideia do Tinder para sapatos. Inicialmente, a função “Tinder” será apenas mais uma dentro do app, mas o formato acabou sendo adicionado na capa do aplicativo. Questionado se o lançamento do app tem relação com o dia dos namorados do último dia 12 de junho, o executivo afirma que não, mas disse que a proximidade com a data (o app foi lançado no final de maio) ajudaria a “elevar a visão da marca”.
O aplicativo que recebeu o nome Schutz Now ainda possui outras funcionalidades. Como o “Find Your Schutz”, para encontrar o modelo desejado; receber notificações de novos produtos ou mensagens da empresa; encontrar lojas próximas de uma localização; e atendimento via inbox ou live chat.
Marca e receptividade
A marca Schutz visa o público jovem, entre 18 e 35 anos. Tem forte engajamento nas redes sociais, com 1,4 milhão de seguidores no Instagram e 1,6 milhão no Facebook. Tanto que o app faz parte da estratégia de “Omni Channel” da empresa, para integrar seus canais. Segundo Maurício Bastos, o aplicativo já está entre os dez mais bem ranqueados na parte de “lifestyle” da App Store, a loja de aplicativos da Apple. Porém, ele afirma que não deve lançar o aplicativo para Android por enquanto.
“Nós partimos do iOS para analisar as estatísticas de comportamento. A ferramenta da Apple é melhor para isso. Entretanto a gente não descarta (um app Android). A gente quer sentir primeiro o feedback do cliente”, explica o executivo. “Esse app é algo que a gente estava há bastante tempo trabalhando no conceito. Queríamos aumentar o engajamento com o cliente. O objetivo final é estar mais próximo do cliente”, completa.