O lançamento da funcionalidade de pagamento no WhatsApp acontece poucos meses antes da chegada do serviço de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, o PIX, previsto para novembro e que será obrigatoriamente oferecido pelos grandes bancos de varejo.

Na prática, o Facebook Pay funciona como um serviço de pagamento instantâneo pré-PIX. Ele contém características similares ao PIX: funciona 24/7; é fácil de usar pois não requer dados de agência e conta do recebedor; e não tem custo para o consumidor.

Porém, o Facebook Pay nasce sem a universalidade pretendida pelo PIX. Nesta primeira fase, o pagamento pelo Whatsapp está restrito a correntistas do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Mas a empresa deixa claro que está aberta a receber outros parceiros. O PIX, por sua vez, terá a participação de centenas de bancos, instituições de pagamento e fintechs logo no seu lançamento, em novembro.

Outra diferença é que o PIX nascerá já com uma solução para pagamentos presenciais, por meio de QR Codes, que poderão ser impressos ou exibidos em uma tela por estabelecimentos comerciais para receberem pagamentos. O pagamento por WhatsApp não conta com isso por enquanto. O usuário precisará adicionar aos seus contatos o número telefônico de uma loja para fazer um pagamento.

Por fim, enquanto a Cielo é a responsável pelo processamento de liquidação no Facebook Pay, no PIX é o próprio Banco Central que se encarrega desse trabalho, pelo qual cobrará uma taxa para cobrir seus custos, que será da ordem de R$ 0,01 pela liquidação de cada 10 pagamentos instantâneos.

Ainda não está claro se o Facebook Pay vai se integrar ao PIX. Isso depende do seu modelo de negócios e também da estratégia mundial do Facebook para a área de pagamentos. Se não se integrar, teremos no Brasil uma situação de competição entre uma solução universal criada pelo órgão regulador do sistema financeiro, com a participação de todos os bancos, e, do outro, uma solução fechada dentro do aplicativo de mensageria mais popular do País.

Vale lembrar que, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em fevereiro, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones nacionais. E 98% dos seus usuários abrem o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Além disso, 61% dos seus usuários têm interesse em realizar pagamentos através do app de mensageria. Desse grupo, 47% gostariam de ter uma conta de pagamentos vinculada ao WhatsApp, enquanto 30% prefeririam pagar com uma conta bancária tradicional e 23%, com um cartão de crédito.

 

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