A Casa Branca planeja nomear uma pesquisadora antitruste e fervorosa crítica às Big Techs para presidir a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos. O nome de Lina Khan começou a circular no noticiário internacional como uma especulação ainda nesta terça-feira, 15, mas poucas horas depois o Senado a confirmou como comissária da agência por 69 votos contra 28.
Khan assumirá o comando da presidente interina e democrata Rebecca Kelly Slaughter, que liderou a comissão já sob a presidência de Biden. Um terceiro comissário será nomeado para suceder o democrata Rohit Chopra, indicado por Biden para liderar o Departamento de Proteção Financeira do Consumidor. A FTC é composta por cinco comissários que votam em questões de fiscalização do comércio, tendo até três pessoas vindas do mesmo partido. E tudo indica que Biden deverá promover Khan a presidente permanente em breve.
Recentemente, Khan lecionou na Columbia Law School e fez parte da equipe do painel antitruste do Comitê Judiciário da Câmara, onde ajudou a escrever um relatório que criticava duramente Amazon, Apple, Facebook e Alphabet por supostamente abusarem de seu domínio econômico.
I’m so grateful to the Senate for my confirmation. Congress created the FTC to safeguard fair competition and protect consumers, workers, and honest businesses from unfair & deceptive practices. I look forward to upholding this mission with vigor and serving the American public.
— Lina Khan (@linamkhan) June 15, 2021