A Sigmais, empresa brasileira especializada em soluções de IoT, tem como foco principal de crescimento neste ano de 2022 os setores de alimentos e de saúde.
“Saúde e alimentação são áreas com normas e regras de compliance rígidas. Nossos produtos agregam valor de forma simples e eficiente para a operação e atendem ao compliance”, explica o CEO da Sigmais, Felipe Testolini, em conversa com Mobile Time. “Estamos ajustando nossa oferta para atender a esses dois mercados de saúde e alimentos. Temos cases com cozinhas industriais (smart kitchen) e com franqueadores de alimentos”, acrescenta.
A companhia tem um portfólio variado de dispositivos IoT, todos em versões com Sigfox ou NB-IoT, à escolha do cliente. Há equipamentos com sensores de temperatura, umidade, vibração, fluxo de veículos, dentre outros. Nenhum requer cabo de alimentação de energia, pois contam com baterias que podem durar de três a cinco anos, dependendo da configuração da solução. Os modelos com NB-IoT utilizam eSIM. A empresa tem uma parceria com a TIM. Os produtos são fabricados no Brasil por parceiros da Sigmais.
Hoje a empresa tem 7 mil dispositivos em operação no Brasil, a maioria em projetos de smart cities, como o de São José dos Campos/SP. A expectativa é superar a marca de 10 mil este ano, informa Testolini.
Além dos dispositivos, a Sigmais entrega um painel para monitoramento dos dados coletados pelos sensores. Se o cliente preferir, pode usar seu próprio painel de monitoramento, captando os dados da rede IoT via API com a Sigmais. O modelo de negócios é de venda como serviço.