A companhia finlandesa Rovio Enterteinament anunciou nesta segunda-feira mais um título da série Angry Birds, famosa e prolífica franquia de games para dispositivos móveis. Angry Birds Star Wars 2, sequência do título lançado em 2012 com os personagens do cinema e que acumula mais de 100 milhões de downloads, chegará no dia 19 de setembro a diversas lojas de aplicativos (provavelmente App Store e Google Play, embora nenhuma tenha sido anunciada oficialmente). A grande diferença, desta vez, é que a empresa aposta em bonecos reais para serem utilizados junto com os smartphones e tablets. Eles são "teletransportados" para dentro do jogo, usando a câmera fronta dos aparelhos.
Os bonecos são chamados de "telepods" e serão comercializados no varejo pela norte-americana Hasbro. Eles serão acompanhados de uma base transparente para "teletransportá-los". O boneco deve ser encaixado em cima da base e esta, por sua vez, posicionada sobre a câmera frontal do tablet ou smartphone. Na prática, a base funciona como uma lente de aumento para que o aparelho consiga ler um pequeno QR code impresso na parte de baixo do boneco. Feito isso, o personagem aparece dentro do jogo, pronto para ser arremessado. Vale a pena assistir ao trailer do game para entender melhor.
Os 30 bonecos que compõem a coleção são uma mistura dos pássaros dos games com os personagens da série Star Wars (inclusive permitindo a escolha entre a "aliança rebelde" e o "império"). O site Geek.com, que testou a novidade, informa que os bonecos serão vendidos por preços que vão variar de US$ 5,99 (pacote com duas figuras) até US$ 39,99 (pacote com dez). Como era de se esperar, já que os bonecos são vendidos separadamente, a ideia é promover a compra da coleção inteira de brinquedos, modelo semelhante ao introduzido pela desenvolvedora Activision com a série Skylanders para consoles, que utilizava um acessório com tecnologia NFC.
Análise
A criação dos telepods é mais uma experiência da Rovio em gerar receita fora do mundo digital, dessa vez de forma completamente integrada ao game. A empresa já fez fortuna também com o licenciamento da marca Angry Birds para bichos de pelúcia e outros produtos. Sobre o tema, Mobile Time publicou artigo em janeiro passado. Uma diferença relevante dessa vez é que engenheiros da Rovio e da Hasbro trabalharam em conjunto desde o começo do projeto. Essa aliança com parceiros do mundo físico desde a fase de desenvolvimento de um app ainda é pouco comum na indústria de games móveis.