O Magalu (Android, iOS) anunciou a compra do e-commerce de eletrônicos e informática KaBuM! (Android, iOS) nesta quinta-feira, 15. De acordo com anúncio feito pela companhia, o valor da operação será pago em três etapas:
- Parcela à vista de R$ 1 bilhão;
- 75 milhões de ações ordinárias, ao longo de um ano e meio;
- Adicional de 50 milhões de ações em janeiro de 2024, se o KaBuM! cumprir as metas estipuladas pela compradora.
Com a operação de compra, o Magalu deseja se tornar um dos maiores líderes de comércio eletrônico de tecnologia e games. Atualmente, o KaBuM! tem 2 milhões de clientes ativos e 20 mil itens de tecnologia, além de ser base de vários times de e-sports.
A companhia enxerga sinergia em outras operações, como Canaltech e Jovem Nerd, além da possibilidade de ofertar produtos financeiros, como cartões de crédito e seguros para o público gamer.
M&A
Essa é a segunda aquisição do Magalu em um mês. No dia 7 de julho, a varejista comprou o serviço de conversão de vendas digitais Juni. No ano, KaBuM é a décima compra do Magalu. Antes do e-commerce e do serviço de marketing, foram adquiridos:
- Jovem Nerd, mídia;
- Steal The Look, mídia;
- Tô No Lucro, food service;
- GrandChef, food service;
- Plus Delivery, food service;
- VipCommerce, mercado;
- SmartHint, motor de busca;
- Bit55, processadora de pagamentos.
Follow-on
Magalu também confirmou nesta data a emissão de 150 milhões de novas ações. O montante arrecado com este follow-on será usado para a expansão da empresa em novos mercados, aquisições e investimentos em logística.
Supply chain
Via nota relevante publicada também nesta quinta-feira, o Magalu informou que, até o final de 2023, pretende ter 33 centros de distribuição, 417 cross-decking (doca cruzada, o lojista não faz estoque: quando vende, ele compra do fornecedor, que envia o pedido) e 450 unidades logísticas, o que deve resultar em 2 mil metros quadrados dedicados à armazenagem na empresa.
Em lojas, a expectativa é ter 1.680 no mesmo período.
Em janeiro deste ano, a empresa possuía:
- 26 centros de distribuição;
- 199 cross-dockings;
- 225 unidades logísticas;
- 1,2 mil metros quadrados de espaço para armazenamento;
- 1.440 lojas.
Vale lembrar, a companhia recentemente começou a expansão de suas lojas no Rio de Janeiro.