A parceria da AT&T com a Oracle em APIs de conectividade IoT e redes envolve bibliotecas dentro do padrão do Open Gateway e também APIs personalizadas, informou a operadora na noite da última quarta-feira, 14: “O Open Gateway da GSMA publica suas APIs nos padrões CAMARA. A AT&T tem várias APIs que atendem a esses padrões, mas também publica APIs personalizadas”, disse em resposta para Mobile Time.
As duas companhias apresentaram na segunda-feira, 12, um acordo comercial que permite aos clientes de aplicações industriais na nuvem da fornecedora de tecnologia a integração, a aplicação e a conexão para APIs da operadora, com o objetivo de gerenciamento de dispositivos IoT através de sua rede nos Estados Unidos.
A ideia das companhias é reduzir as barreiras e a complexidade na criação de novas aplicações industriais e de missão crítica, como o gerenciamento automatizado de rede de serviços públicos (utilities) ou soluções de telemedicina.
“(Nesta parceria) estamos trabalhando com a Oracle em ambos, CAMARA e personalizado”, completou. A AT&T informou ainda que a parceria com a fornecedora de tecnologia não envolve um orquestrador de API, como a Vonage.
Ao lado de Verizon e T-Mobile, a AT&T tem duas APIs lançadas no arcabouço do Open Gateway, status de dispositivo e troca de SIMCard. Outras 12 APIs neste padrão são aguardadas para serem lançadas, como carrier billing e status de device em roaming, segundo mapa da GSMA.
Mas o ritmo de adoção nos EUA é menos coordenado e mais lento que o brasileiro, uma vez que as outras duas operadoras lançaram apenas uma API cada e sem relação com aquelas da AT&T: simple edge discovery na Verizon e qualidade da rede sob demanda na T-Mobile.
Ilustração: Nik Neves