O brasileiro passa em média 3h14 conectado com o celular, segundo indica pesquisa da associação de marketing móvel MMA realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest e divulgada nesta quinta, 15. Considerando apenas os jovens da geração millenials, a média é de 4h por dia conectado à Internet em um aparelho móvel. Com destaque, atividades como fazer chamadas (89%), navegar na Internet (87%), acessar emails (85%) e mecanismos de buscas (71%). A pesquisa foi realizada com 1,2 mil pessoas de 14 a 55 anos.
Cresceu a propensão a clicar em publicidade online, segundo a MMA. Neste ano, 32% afirmavam não clicar em nenhuma propaganda, contra 41% em 2015. No período, o YouTube ultrapassou o Facebook como rede com mais visibilidade da publicidade. Para millenials, 22% davam atenção à publicidade na Internet, contra 30% no ano anterior. A parcela que sempre dá atenção à publicidade subiu de 9% para 13%. A pesquisa indica também que quatro em dez usuários já efetuam compras de produtos e serviços via aplicativos, como roupas, taxis e ingressos.
O uso de aplicativos cresceu, segundo a entidade. Em 2016, os brasileiros usam em média oito apps por semana, contra seis no ano passado. A maioria (83%) afirmou fazer download de novos programas, e 34% contam com até dez apps em seus aparelhos.
Percepção ruim das operadoras
A pesquisa da associação mostra que 48% avaliam seu plano de dados como ruim; 13%, como péssimo; e 25%, como "nem bom, nem ruim". Para 11%, o plano é considerado bom, enquanto apenas 3% consideram excelente. Em 2015, os índices eram mais favoráveis às operadoras: 16% consideravam ruim e péssimo, 47% consideravam bom, 7% excelente e 30% eram neutros. A entidade ressalta, apesar da percepção negativa, que aumentou a penetração de planos de dados de 60% para 67%.