Uma start-up europeia criou um radar de velocidade para dispositivos móveis com intuito de medir e analisar a velocidade de arremesso de bola dos jogadores de baseball, o Scoutee, um dispositivo que funciona integrado a um aplicativo móvel.

Embora seja destinado ao Baseball – um esporte pouco praticado no Brasil – o Scoutee pode ser usado no futuro para outros esportes e até em outras áreas, como no trânsito, explica a cofundadora e CMO da empresa, Majda Dodevska. “O Scoutee pode medir a velocidade de qualquer bola ou objeto em movimento. Nós estamos começando com baseball, pois o nosso CEO (Miha Uhan) possui longa experiência com o esporte e o conhece por dentro”, disse a executiva por e-mail ao MOBILE TIME. “Mas o Scoutee pode ser usado em qualquer outro esporte, como futebol, críquete, tênis, golfe, lacrosse, futebol americano, hóquei, rugy, handball, vôlei, badminton, dodgeball (queimada), basquete, corrida, ciclismo, esqui e outros”, completou Majda.

Como funciona

O sensor foi criado pelo olheiro e ex-jogador de baseball da seleção da Eslovênia, Miha Uhan, que buscou diminuir o equipamento dos seus colegas de profissão (câmera fotográfica, radar de velocidade, ficha de papel sobre o jogador e notebook) com apenas um aparelho simples, intuitivo e de baixo custo.

Do tamanho da palma da mão, Scoutee envia os dados de velocidade da bola ao smartphone via Bluetooth para o app customizado – funcionando pareado à distância ou acoplado ao smartphone. Com o radar, um olheiro pode determinar tipo do lançamento (bola curva, longa, rápida e etc.), localização do arremessador e o resultado (strike, bola fora ou bola rebatida), gravar vídeos e tirar fotos dos lances.

Além de Ihan e Madja, uma equipe multidisciplinar com designer, engenheiro de hardware e engenheiro de radiofrequência ajudou a desenvolver o Scoutee. A executiva afirma que o seu time não descarta o uso do Scoutee para outros países e finalidades.

“Ele pode ser usado para vários motivos, portanto nós temos inúmeras oportunidades. Por enquanto, nós vamos focar em trazer o Scoutee para o mercado esportivo e posteriormente vamos decidir para quais outros setores vamos seguir”, afirmou a cofundadora.

Crowdfunding

Para produzir o produto em larga escala, a start-up busca arrecadar US$ 50 mil por meio do site de financiamento coletivo (crowdfunding) Kickstarter. Até o momento eles conseguiram pouco mais de US$ 35 mil em 24 dias de campanha.

O período de arrecadação termina após 30 dias de exposição no site e o dinheiro angariado será usado para desenvolver o aplicativo. O preço de varejo do Scoutee é US$ 299, mas no Kickstarter ele está sendo vendido a partir de US$ 129. O envio para os apoiadores será feito a partir de abril de 2016.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!