O RCS para Android no Brasil está próximo. Segundo Silvio Pegado, líder da divisão de mensagens do Google no Brasil, a tecnologia de mensageria que pode substituir o SMS tem contrato fechado com duas operadoras brasileiras. Ainda sem revelar seus nomes, Pegado disse ao Mobile Time que o lançamento da solução está próximo, mas não pôde dizer a data.
“Um ano atrás, RCS era uma aposta. Hoje é uma realidade. As operadoras começaram a perceber o potencial que a tecnologia tem, uma vez que pode servir tanto para atendimento por agentes (os bots, na linguagem do Google) ou para relacionamento com clientes”, disse o líder ao Mobile Time.
De acordo com Pegado, o RCS já está completamente implementado nas duas operadoras e em fase de testes antes do lançamento. Inclusive, ao menos dois agregadores já desenvolveram soluções de bots para clientes. Portanto, seria uma questão de semanas ou dias para o serviço ser apresentado ao público.
Vale lembrar, o Google desenhou um modelo de negócios similar do SMS para o RCS. Nele, o agregador (de conteúdo ou de marca) será a interface para empresas que contratam os serviços, enquanto as operadoras fazem a parte da transmissão. O Google entra com a tecnologia de mensageria que é disponibilizada por meio do aplicativo Android Messages.
Atualmente, o RCS está disponível em mais de 144 milhões de dispositivos móveis no mundo por meio do Android Messages. Por semana, mais de 10,2 bilhões de mensagens são trocadas por meio da plataforma de mensageria.
Zero rating no RCS
Durante sua passagem na Futurecom 2018 nesta segunda-feira, 15, em São Paulo, o executivo do Google frisou que a solução custaria menos para as empresas contratantes, uma vez que a estrutura toda está na nuvem. E, por custar menos, é mais escalável e pode ser utilizada por empresas pequenas e médias.
Ele sugeriu também que as operadoras poderiam adotar um modelo de zero rating para os usuários finais, não cobrando deles as mensagens RCS. Neste formato, Pegado deu o exemplo da Telcel no México, que disponibilizou a ferramenta com zero rating e obteve 68% de engajamento no primeiro mês de uso com o bot da UnoTV.