O banco digital Agibank está preparando uma renovação do seu aplicativo móvel, que passará a ter uma navegação personalizada. Como resultados, a companhia espera crescer em 35% sua base em 2020, aumentar a recorrência no uso do app e melhorar a satisfação de seus clientes, medida pelo NPS, diz Fernando Castro, diretor de tecnologia e produto do Agibank.
Para embasar a reformulação, foi feita uma revisão completa de toda a jornada e experiência do cliente não só no app, mas também no internet banking responsivo para quem não tem espaço suficiente no smartphone. A empresa entrevistou mais de 15 mil clientes e não clientes. Foram mais de 12 horas de entrevistas gravadas. “Fizemos um mergulho profundo para entender o que tinha de bom e o que poderia ser melhorado”, relata Castro.
Além disso, a companhia buscou referências de navegação e usabilidade em apps consolidados globalmente, como Netflix, Spotify, Airbnb e Instagram. Entre os pilares do novo app, o executivo cita a sua ergonomia (é possível realizar uma jornada completa só com o dedão) e sua acessibilidade para pessoas com diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia. “Criamos um design para extremos, como as sandálias Havaianas: vale para qualquer idade, classe e tipo de cliente, tanto o mais familiarizado com tecnologia quanto aquele pouco familiarizado”, compara o diretor.
Uma das novidades é o uso de cores para informar e alertar o cliente. O app começa azul. Quando há ofertas de novos serviços, fica verde. Se está perto do limite do cartão, laranja. E se há uma conta em atraso, vermelho. A paleta de cores é inspirada nos semáforos de trânsito.
Vale destacar também que no novo app as ofertas de serviços financeiros são apresentadas de maneira personalizada, levando em conta o perfil de cada correntista e seu histórico de uso.
Outra novidade é a adoção de reconhecimento facial nos pontos de atendimento presencial. A partir da segunda visita a um ponto de atendimento, o cliente já consegue assinar um contrato via reconhecimento facial.
Cronograma
O novo app se encontra em teste por um grupo de colaboradores do Agibank. Até o final do ano, será disponibilizado para todos os colaboradores da empresa e para 1 mil clientes que atuarão como testadores beta. O lançamento para toda a base acontecerá no primeiro trimestre de 2019. O Agibank conta hoje com 1,3 milhão de clientes.