| Publicada originalmente no Teletime | A Claro divulgou na noite desta terça-feira, 15, resultados financeiros do grupo no terceiro trimestre de 2024. No período, a tele registrou receita líquida total de R$ 12,39 bilhões, alta de 8% em um ano. Já no acumulado de 2024 a operadora soma alta de 6,7% no faturamento (R$ 36,27 bi).

A performance no terceiro tri foi impulsionada pelo serviço móvel: na vertical a Claro cresceu 9,8%, para receita móvel de R$ 6,62 bilhões (veja mais detalhes no decorrer do texto).

Já a receita fixa e outros somou crescimento de 4,1%, totalizando cifras de R$ 5,15 bilhões para a Claro. A empresa também revelou que especificamente na banda larga residencial, a receita cresceu 9,2% a partir da adição de clientes e aumento do tíquete médio.

A Claro ainda discriminou no balanço R$ 617 milhões com a venda de aparelhos (+24% em um ano).

No campo financeiro, o grupo apresentou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 5,56 bilhões no terceiro trimestre, alta de 13%. A margem Ebitda foi de 44,9% ao fim de setembro, ante 42,9% um ano antes. Em nove meses, a margem média é de 44,4%.

Telefonia móvel

No mercado móvel, a empresa associa o movimento no terceiro trimestre a uma conjunção de fatores, incluindo liderança na portabilidade, o aumento da base de pós-pago e um incremento do ARPU (tíquete médio), dentre outros.

“A Claro encerrou o trimestre com um total de 88,3 milhões de clientes móveis, com destaque na liderança em portabilidade, com acréscimo líquido de 610 mil linhas portadas nos últimos doze meses. Considerando dados da Anatel de agosto de 2024, a Claro foi a operadora que mais ganhou participação de mercado no comparativo ano a ano, com crescimento de 0,24 p.p., alcançando 33,7% no período”, afirmou a empresa.

Na divisão por modalidades, eram 53,2 milhões os assinantes pós-pagos. Destes, 3,5 milhões foram adicionados nos últimos doze meses, aponta a tele. “Seguimos crescendo em participação de mercado do pós-pago (excluindo M2M), ganhando 0,24 p.p. nos últimos doze meses e atingindo 34,3% em agosto de 2024”.

Já no pré-pago são 35 milhões de linhas e um ganho de market share de 0,56 p.p. na comparação com o ano anterior, para 33,3% do mercado pré em agosto. “Destaque para o recorde de inserção nos canais digitais e também para a participação de 80% dos clientes em planos mensais”, afirmou a Claro.

Fixo e B2B

No mercado fixo, a empresa comemorou 59,8 mil adições líquidas positivas na banda larga durante o trimestre e liderança no mercado. “Considerando todas as tecnologias, a Claro está presente em 512 municípios e 41,6 milhões de Homes Passed (HPs)”, destacou, sobre as casas passadas com cabo ou fibra.

A empresa ainda apontou que a oferta convergente da Claro que combina serviços residenciais e móveis cresceu 7,8% no trimestre, em relação ao ano anterior.

Já na Embratel, unidade para B2B do grupo, os serviços com maiores crescimentos destacados pela empresa foram cloud (+116%), telefonia pós-paga (+42%), data center (+40%) e M2M/IoT (+5%).