O iFood (Android, iOS) começou a usar a API Realtime, da OpenAI. Baseada pelo GPT-4o, a API permite que a companhia de delivery use a experiência de voz da plataforma de inteligência artificial generativa para auxiliar entregadores e consumidores do seu serviço de delivery.
Em parceria com a controladora do app de delivery, a Prosus, os primeiros testes foram feitos com o assistente de inteligência artificial para os entregadores, o Jhow. Com ele, os profissionais puderam fazer suas perguntas e conversar com Jhow. Isso permitiu mais de 100 testes de áudio em português com melhor tempo de resposta e mais conveniência em dias de chuva.
Na ferramenta para os clientes, os primeiros testes foram feitos com foco na interação dos clientes com o app, como escolher o prato favorito, colocar ou retirar um ingrediente, filtrar opções do app (entrega gratuita, meio de pagamento) para o assistente buscar as informações no banco de dados do iFood e trazer as melhores opções dentro do raio de entregas.
Ambos os testes foram feitos em laboratório, mas por equipes diferentes. Aqueles com consumidores foram conduzidos pela equipe de IA do app e mostraram que, entre a primeira mensagem e a finalização do pedido, o tempo médio foi de um minuto.
As provas com o Jhow foram administradas pelo time de experiência dos entregadores do iFood.
iFood fará testes com consumidores antes de implementar
Ainda serão feitos mais testes antes do lançamento de uma versão beta. Para consumidores, a empresa fará um teste real antes de avaliar a implementação para sua base de 55 milhões de clientes.
Imagem principal: Teste conduzido pela equipe de Experiência dos Entregadores (iFood/Divulgação)