O Itaú encerrou o terceiro trimestre deste ano com 6 milhões de usuários do seu aplicativo móvel. Isso representa um crescimento de 54% em um ano: em setembro de 2014 o banco tinha 3,9 milhões de usuários desse canal. O mobile banking corresponde hoje a metade da base de usuários de canais digitais do Itaú, que somam 12,1 milhões e incluem aqueles que acessam através do site e de SMS.
De janeiro a setembro deste ano foram realizadas 1,84 bilhão de transações bancárias através do aplicativo móvel do Itaú. No ano inteiro de 2014 haviam sido feitas 1,47 bilhão de transações por esse canal. O app representa hoje 17% das operações realizadas por clientes do banco. Um ano atrás era 12%. O app está próximo de alcançar o caixa eletrônico, que responde por 20% das operações. O maior canal continua sendo o site na Internet, responsável por metade das transações.
SMS
O uso do SMS bidirecional também vem aumentando rapidamente entre os clientes da instituição financeira para operações como confirmação de compras com cartão, consultas de lançamentos em conta corrente e recargas de celular. Hoje são enviadas mais de 200 milhões de mensagens de texto por mês para a realização dessas operações. Entre janeiro e setembro, foi 1,83 bilhão. Para efeito de comparação, cinco anos atrás, em 2010, haviam sido enviadas apenas 97 milhões de mensagens de texto.