Durante a pandemia, o Sicoob (Android, iOS) buscou na tecnologia de reconhecimento facial uma maneira de viabilizar alguns procedimentos que antes requeriam o deslocamento de seus cooperados até um caixa eletrônico ou uma agência. A biometria facial passou a ser utilizada através do seu aplicativo móvel, por exemplo, para habilitar um novo dispositivo (smartphone ou computador) e para a troca de senhas. Desde abril, quando a novidade foi implementada, mais de 2 milhões de dispositivos de cooperados do Sicoob foram habilitados para uso através de reconhecimento facial.

“Para habilitar um celular a utilizar nosso app, por questões de segurança, é preciso confirmar que aquele dispositivo é mesmo da pessoa. Antes da pandemia, isso acontecia nas agências. Temos 5 milhões de cooperados e 3,4 mil pontos de atendimento espalhados pelo Brasil. Porém, com o isolamento social, pusemos 94% dos funcionários do Sicoob trabalhando em casa porque muitas agências tiveram que fechar. Então, decidimos adotar o reconhecimento facial”, relata Antonio Vilaça Júnior, diretor de tecnologia da informação do Centro Cooperativo Sicoob, em conversa com Mobile Time.

O Sicoob começou então a gravar o mapa facial de seus cooperados, solicitando uma selfie após determinadas transações. Mais de 1 milhão de rostos já foram cadastrados. Para esses cooperados, o reconhecimento facial é feito com uma solução fornecida pela AWS. Para aqueles que ainda não cadastraram seus rostos, o reconhecimento facial é feito através de uma checagem com a Datavalid, ferramenta do Serpro que verifica a base de rostos mantida pelo Denatran.

Por segurança, os processos de habilitação de um novo dispositivo e de troca de senha fazem uma autenticação tripla, combinando reconhecimento facial, envio de token por SMS e realização de perguntas sobre dados pessoais previamente cadastrados. 

“Quem ainda era analógico teve que experimentar o app e agora não quer voltar mais para as agências”, comenta Vilaça, referindo-se às pessoas mais idosas que até antes da pandemia ainda não tinham usado o aplicativo do Sicoob.

O reconhecimento facial também está sendo utilizado para o onboarding de novos cooperados, neste caso com checagem junto à base do Denatran, para evitar fraudes. Agora o Sicoob estuda expandir o uso dessa tecnologia de biometria facial para garantir mais segurança em outras transações, como transferências TED e Pix de alto valor. 

 

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