Em 2018, os aplicativos presentes na App Store e na Google Play somaram US$ 101 bilhões em faturamento através dos sistemas de billing das referidas lojas. O valor representa um crescimento de 75% em dois anos, informa a App Annie em seu relatório anual. Cabe ressaltar que o montante não inclui a receita obtida por apps fora das lojas, como vendas de mercadorias físicas, ou serviços O2O (táxis, delivery de comida etc) ou publicidade móvel.
O líder em receita com apps é a China, que responde por 40% do total. Em dois anos, o país asiático registrou crescimento de 140%. Depois dele vêm EUA, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido, nesta ordem, como os mercados com maior faturamento gerado por apps.
A categoria de games é a principal, tendo respondido por 74% do faturamento das lojas, contra 26% dos demais aplicativos. Porém, essa diferença está caindo gradativamente. Dois anos atrás, os jogos representaram 82% da receita e os demais, 18%.
Os dez aplicativos (sem contar games) que mais geraram receita somando Android e iOS no mundo em 2018 foram:
1 – Netflix
2 – Tinder
3 – Tencent Video
4 – iQIYI
5 – Pandora Music
6 – Kwai
7 – YouTube
8 – Youku
9 – Line
10 – HBO Now
Os dez jogos que mais geraram receita somando Android e iOS no mundo em 2018 foram:
1 – Fate/Grand Order
2 – Honour of Kings
3 – Monster Strike
4 – Cadny Crush Saga
5 – Lineage M
6 – Fantasy Westward Journey
7 – Pokémon Go
8 – Dragon Ball Z / Dokkan Battle
9 – Clash of Clans
10 – Clash Royale
Downloads e MAUs
Em 2018, houve 194 bilhões de downloads de aplicativos somando App Store e Google Play. Esse volume corresponde a um crescimento de 35% em dois anos. Neste aspecto, a predominância fica com os países emergentes. Os cinco países com maior quantidade de downloads foram, nesta ordem: China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Indonésia. O destaque fica com a Índia, que teve um aumento de 165% em dois anos.
Os dez apps que somaram mais downloads em 2018 no conjunto das duas lojas (sem contar games) foram:
1 – Facebook Messenger
2 – Facebook
3 – WhatsApp
4 – TikTok
5 – Instagram
6 – UC Browser
7 – SHAREit
8 – Snapchat
9 – Netflix
10 – Spotify
E os dez apps com mais usuários ativos mensais somando Android e iOS na média em 2018 (sem contar games) foram:
1 – Facebook
2 – WhatsApp
3 – Facebook Messenger
4 – WeChat
5 – Instagram
6 – QQ
7 – Alipay
8 – Taobao
9 – WiFI Masterkey
10 – Baidu
Maturidade por mercado
A App Annie entende que há três fases de maturidade que cada país passa em seu ecossistema de aplicativos. A primeira é a de experimentação, na qual são feitos muitos downloads, mas poucos gastos. É nesta fase que se encontram a maioria dos países emergentes, incluindo Brasil e Índia. A segunda fase é a da adoção, quando os usuários diminuem a quantidade de downloads e começam a aumentar seu engajamento e, consequentemente, a receita. Nesta fase estão a China rural e o Reino Unido. Por fim, acontece a fase da ubiquidade, quando o mobile está por toda a parte, os usuários já têm seus aplicativos preferidos, o que deixa estagnado o volume de downloads, enquanto a receita dá um salto. Neste estágio estão Japão, Coreia do Sul, China urbana e EUA.
2019
Para este ano, a previsão da App Annie é de que o mercado mundial de apps ultrapasse US$ 120 bilhões nas duas lojas de aplicativos. A categoria de jogos seguirá sendo a maior de todas, responsável por aproximadamente 75% do total. A expectativa é de que o segmento móvel responda por 60% do faturamento mundial do mercado de jogos eletrônicos.