Pela primeira vez a Opensignal analisou a experiência do usuário em aplicativos de voz, como WhatsApp, Skype ou Facebook Messenger nas redes das operadoras móveis brasileiras. Em uma escala de pontuação de 0 a 100, calculada a partir de diferentes métricas analisadas pela OpenSignal, a Claro saiu-se melhor nesta categoria (79,9 pontos), quase chegando ao nível considerado “Bom”, pela empresa de análise.
TIM e Vivo obtiveram 75,1 e 74,5 pontos, respectivamente, colocando as duas operadoras na faixa de classificação considerada “aceitável” (74 a 80 pontos), o que significa que seus usuários ficaram satisfeitos com o serviço. “Normalmente, eles teriam experimentado alguns prejuízos perceptíveis na qualidade da chamada com uma curta duração de distorção, mas geralmente eram capazes de compreender sem repetição. A Oi foi a única operadora a obter uma classificação ruim, o que significa que muitos dos usuários estavam insatisfeitos e provavelmente sofreram prejuízos significativos na qualidade das chamadas”, escreveu a empresa no relatório. A Oi teve 72,7 pontos nesse quesito.
Outros aspectos
Em seu relatório, a empresa independente de análise de experiência móvel do consumidor, apontou que a disponibilidade do 4G avança no Brasil. De acordo com a Opensignal, a expansão acontece por conta do uso do espectro 700 MHz. Para o relatório, foram analisados outros seis aspectos da rede, além da experiência de voz em apps: experiência em vídeo, experiência em velocidade de download, experiência em velocidade de upload, experiência em latência, disponibilidade do 4G e experiência de cobertura 4G. Destacam-se no relatório TIM e Claro como as operadoras com melhor avaliação. TIM ficou em primeiro lugar em cobertura (6,2 pontos, em uma escala de 0 a 10), disponibilidade da rede 4G (85,7% do tempo) e latência (57,4 milissegundos, sendo que a latência, quanto menor o valor, melhor); enquanto a Claro, venceu em vídeo (61,6 pontos, em escala de 0 a 100), voz em app (79,9 pontos), velocidade média em download (21,5 Mbps) e velocidade média em upload (7,6 Mbps).
Sobre os números de disponibilidade do 4G, os usuários da TIM conseguiram se conectar à rede 85,7% do tempo. Enquanto Vivo e Claro atingiram a marca de 80%, a Oi permaneceu com 70% de disponibilidade, provavelmente porque a operadora não tem a vantagem de usar qualquer espectro de banda de 700 MHz, aponta o relatório.
Apesar dos destaques terem sido TIM e Claro, a Vivo não esteve muito longe do segundo colocado na maior parte dos quesitos.
Latência
A Opensignal aponta que no quesito latência, as empresas de telecomunicações brasileiras ainda precisam melhorar. A TIM obteve o melhor resultado (57,4 ms), seguida da Claro (58,4 ms). Em terceiro ficou a Vivo (61,4 ms) e, por fim, a Oi (68,4 ms).
Vídeo
Se a latência deixa a desejar, a experiência em vídeo melhorou consideravelmente nos últimos seis meses (data da última análise). Enquanto a Claro ficou em primeiro lugar, com 61,6 pontos, dentro da faixa de qualidade “Boa”, TIM e Vivo aumentaram suas pontuações de Regular para Boa e juntaram-se à Claro nessa faixa. Isso significa que os usuários dessas redes agora desfrutam de tempos de carregamento mais curtos e interrupções menos frequentes ao assistirem vídeos em seus smartphones.
Download e upload
Se o download é visto como uma categoria muito importante, o upload vem ganhando reconhecimento, já que ele é um ponto fundamental para os produtores e criadores de conteúdo. Essa mudança de comportamento dos usuários oferece às operadores com as conexões upstream mais poderosas uma vantagem competitiva. Mais uma vez a Claro permaneceu à frente de seus concorrentes nas duas métricas de velocidade da Opensignal. A operadora obteve 21,5 Mbps em velocidade média de download e 7,6 Mbps de velocidade média em upload. A Claro é 40% mais rápida que a rede rival mais próxima, no caso, a Vivo, com 5,4 Mbps, seguida da TIM, com 5,1 Mbos, e a Oi, com 3,3 Mbps.
No caso do download, a Claro disparou na frente, com 21,5 Mbps. Atrás vêm a Vivo, com 15,1 Mbps, seguida pela TIM, 12,4 Mbps, e a Oi, com 8,9 Mbps.
Metodologia
Para a realização do relatório, a Opensignal analisou a experiência móvel das quatro principais operadoras do Brasil nas 36 maiores cidades do País. Foram coletados dados de mais de 4,06 milhões de aparelhos, num total de mais de 5,158 bilhões de medições coletadas entre 1 de setembro e 29 de novembro.