O Brasil viroru o maior mercado da BlaBlaCar (Android, iOS) no mundo em caronas. A informação foi compartilhada pela companhia nesta terça-feira, 16, mas, a country manager, Tatiana Mattos, adiantou que alcançaria a meta no primeiro trimestre de 2024: “Brasil é um dos mercados-chave para nós”, afirmou, ao lembrar que o Brasil tem 17 milhões de clientes em sua plataforma.

“Somos top 2 e vamos chegar em top 1. Isso acontece ainda no primeiro trimestre de 2024. Quando chegarmos no topo, a meta será manter”, havia previsto a executiva, em conversa com esta publicação no final de dezembro.

A companhia também tem a expansão de suas operações na América Latina como parte de sua estratégia, mas não há nada definido ainda. Além do Brasil, o México é o outro país da região com atuação da plataforma.

Estratégia

Mattos explicou que o Brasil passa por um momento único com o avanço da oferta de multimodalidade, a digitalização e a retomada das viagens no fim do distanciamento social da pandemia do novo coronavírus. Para acelerar esse crescimento, a empresa investiu “bastante pesado” em campanhas de marketing com descontos de até 80% por viagem.

“Em 2023, o foco de marketing da BlaBlaCar foi 100% voltado para o marketplace de passagens de ônibus. Para isso, a empresa aumentou em 120% os investimentos na comparação com 2022”, respondeu a executiva por e-mail na última segunda-feira, 16.

Mas o segmento de caronas segue forte, uma vez que 50% das demandas na plataforma são deste modal. No ano passado registrou aumento de 40% em viagens de caronas e 160% em ônibus no Brasil.

“As duas ofertas crescem juntas. O modal de ônibus começou a crescer depois da pandemia. Mas carona tem uma vantagem, pois está há cinco anos no Brasil. Com 17 milhões de usuários na plataforma, nós ainda estamos raspando a superfície. Ainda temos muitas oportunidades com a multimodalidade”, falou. “O mercado rodoviário é extremamente competitivo, mas é gigantesco no País. A maioria das  passagens são vendidas online. Agrega-se a isso, o fato que a nossa base de carona traz um público incremental para a operação de ônibus”, relatou.

Exterior

Fora do Brasil, a companhia tem mantido um crescimento contínuo na França, sua sede, mas também na Ucrânia, mesmo com a guerra. Para Europa, M&A segue no radar companhia. No Brasil o foco será o crescimento orgânico, ou seja, sem aquisições.

Vale lembrar, a companhia adquiriu a Klaxit em março de 2023 para ampliar sua presença no segmento de caronas na França. Além disso, a empresa deve expandir a oferta de passagens e ônibus e caronas de carros para bilhetagem de trens no continente europeu – com testes ainda em 2024.

CO²

Na estratégia de longo prazo, a executiva revelou ao Mobile Time que pretende avançar com a estratégia de viagens com redução de impacto na pegada de carbono para o Brasil. Embora a conversa seja incipiente, Mattos acredita que há potencial no País, em especial com companhias que precisam de créditos para demonstrar redução exponencial no consumo de CO². E os serviços como carona e viagens rodoviárias podem ajudar nisso.

A companhia registrou 1,5 milhão de toneladas de CO² que deixaram de ser consumidas por meio de caronas e viagens de ônibus realizadas globalmente em 2022.

Na França, o governo dá incentivos financeiros para quem viaja de carona, para reduzir o consumo de CO² por meio de plataformas de intermediação de transporte, como a BlaBlaCar.

Entenda

Desde 2022, o governo francês dá 100 euros para cada motorista que entra em uma plataforma de carona e entre 1 e 2 euros para cada passageiro que entra em seu carro em uma viagem intermediada por plataformas de transporte. Ao todo, 200 mil motoristas já foram beneficiados pelo plano. Também há um ‘fundo verde’ de 50 milhões de euros que permite às empresas do setor de carona criarem pontos de paradas.

Em 2023, o plano foi ampliado com a entrada de grandes empresas francesas, como Carrefour, Leroy Merlin e Capgemini para incentivar o transporte de funcionários por carona.  No final de 2023, o governo francês dobrou a quantidade de viagens realizadas comparada com 2022, de 20 mil para 40 mil, e com isso a redução de consumo de CO² saltou de 105 para 210 toneladas de CO² em um ano.

Estratégia

No Brasil, a estratégia de redução de CO² seria direto com empresas. É um modelo que a BlaBlaCar começa a trabalhar com companhias da Espanha.

 

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