[Atualizado às 11h08 do dia 17/01/2025, pois a companhia reforçou que a solução é de atendimento completo e experiência do cliente, do pré ao pós-venda, inclusive chatbots] A Zenvia realizou no começo desta semana uma reestruturação de seu negócio. Em comunicado ao mercado na última segunda-feira, 13, a companhia informou que fará desinvestimentos em certas áreas da empresa e focará em sua solução de construção de customer experience (CX) em nuvem, a Zenvia Customer Cloud.
Como resultado, a empresa demitirá cerca de 15% de sua força de trabalho neste ano.
Segundo o relatório financeiro de 2023, a companhia possuía 470 pessoas empregadas. Caso tenha mantido o quadro de funcionários ao longo de 2024, a Zenvia reduzirá de 470 para 400 empregados.
Importante recordar, a empresa realizou em 2023 uma redução em 10% de sua força de trabalho, logo após terminar sua rodada de aquisições. Na época, os cortes foram baseados em corte de gastos para trazer aumento da lucratividade e acelerar as integrações com as empresas compradas. No período de aceleração de fusões e aquisições e oferta inicial pública (IPO), a Zenvia comprou empresas como Sirena, D1, SenseData e Movidesk, sendo que duas delas deram um prejuízo de R$ 21 milhões.
Agora, o corte realizado pela companhia de experiência do cliente por Software as Service (CX SaaS) trará uma redução de custos entre R$ 30 milhões e R$ 35 milhões em 2025, além de concentrar suas forças no Zenvia Customer Cloud.
Zenvia Customer Cloud
Esta solução em nuvem foi lançada em junho de 2024 e permite que empresas e consumidores criem chatbots com auxílio de inteligência artificial generativa. Nos primeiros dois meses que ficou ativa chegou aos 99 robôs conversacionais criados, sendo 38 deles por pequenas e médias empresas.
No terceiro trimestre de 2024, o primeiro completo após o lançamento da plataforma, a Zenvia registrou um lucro de R$ 52,5 milhões. Na época, o CEO da companhia, Cassio Bobsin, atribuiu ao resultado a conclusão do plano estratégico traçado em 2018, algo que permitiu lançar a Zenvia Customer Cloud. Disse ainda que o serviço em nuvem é o alicerce para a estratégia de CX e SaaS da companhia para os próximos cinco anos.
Durante a semana, Mobile Time procurou Bobsin e o CFO e diretor de relações com o investidor Shay Chor para explicarem as mudanças promovidas na Zenvia e detalharem os desinvestimentos, mas ambos não puderam conversar com o noticiário.
Imagem: Escritório da Zenvia em janeiro de 2023 (divulgação: Zenvia)