A Editora Globo vem aumentando significativamente seus investimentos em tecnologias móveis para levar suas publicações aos leitores por meio de tablets e smartphones, e planeja disponibilizar, até o fim de 2012, todas as suas revistas para acesso em versão digital. A meta da empresa é atingir este ano um crescimento de 15% no faturamento publicitário com conteúdo digital em relação a 2011, chegando à marca de 10% do faturamento publicitário total da editora.
Recentemente, a Editora Globo anunciou uma parceria com a Samsung para levar o conteúdo de revistas digitais gratuitamente para usuários de tablets da linha Galaxy Tab. A Samsung, que já oferece aplicativos gratuitos com feeds de notícias dos sites das principais revistas da Editora Globo para os usuários de smartphones, agora disponibiliza de forma gratuita, até o final de fevereiro, edições digitais de revistas da empresa. Para ter acesso, o usuário do Galaxy Tab deve entrar na Samsung Apps e baixar os aplicativos das respectivas publicações, onde encontrará todas as edições digitais disponíveis gratuitamente para download e leitura até o final da promoção. Depois de finalizado o período de gratuidade, a Editora Globo oferecerá condições especiais de assinatura para os clientes da Samsung.
Por ora, estão disponíveis para venda em formato digital as revistas Época, Época Negócios, GQ, Galileu e Auto Esporte, mas a previsão da empresa é de que, até o fim do ano, todos os títulos restantes ganhem versões para tablet, a saber: QUEM, Casa e Comida, Casa e Jardim, Crescer, Marie Claire, Criativa, PEGN, Globo Rural, Vogue e Casa Vogue, entre outros.
A venda das revistas é feita de forma avulsa, mas a oferta de assinatura digital deverá ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2012. Todos os títulos são compatíveis com os sistemas operacionais Android e iOS.
A empresa já conta com uma diretoria de inovação digital, que é responsável pela parte de desenvolvimento de novos produtos digitais e parcerias, embora cada redação tenha autonomia para produzir conteúdo móveis para cada veículo.
Em relação ao modelo de negócios da empresa, há revenue share com os fabricantes no caso de venda avulsa em suas próprias lojas de aplicativos. Além disso, a empresa vem negociando uma estratégia de pré-embarque de aplicativos com diversos fornecedores de aparelhos.