A holandesa Gemalto lançou recentemente uma solução para monitorar a qualidade de serviço (QoS) de objetos inteligentes em tempo real, a LinqUS IoT Quality of Service (QoS). O novo serviço é destinado às operadoras de telefonia e fornece status e análise de rede no ato e pode ser usado em gestão de frotas, painéis de alarme e máquinas de cartão de crédito e débito (PoS).

De acordo com Henry Trejger, VP de desenvolvimento de negócios da Gemalto na América Latina, a vantagem da nova tecnologia é a possibilidade de dar “a visão do dispositivo em relação à rede e não o contrário”, acompanhando o processo de "ponta a ponta".

“A solução de Quality of Service (QoS) é adicionada a outros serviços que ofertamos para as operadoras no mercado de Internet das Coisas, como os MIM cards, MIM Services e eSIMs”, diz Trejger.

Questionado sobre a diferença da solução de sua empresa para outros formatos, como o M2M entre NTT e Telefônica, Trejger afirma que o produto pode ser composto por aplicativo no SIM Card, nos smartphones, aplicativos para PCs e sondas (probes) completas. “Isso traz o benefício combinado de diversas soluções já provadas no mercado, porém transmitindo uma visão combinada destas diferentes camadas”, conclui.

Disponível no Brasil, LinqUs já possui algumas operadoras o utilizando. No entanto, o VP da empresa de segurança digital não pode revelar seus nomes por um acordo de confidencialidade.

Módulo Cat 1 LTE sem fio

Além da tecnologia de QoS para IoT, a Gemalto lançou nesta terça-feira, 16, o módulo Cinterion M2M Cat 1 LTE avançado de fallback para 2G na Europa e Oriente Médio e África; e 3G na América do Norte – em áreas que o 4G não está disponível na íntegra.

Cinterion é o primeiro módulo sem fio para 4G da empresa e não precisa de processador ou placas de memória extras, pois utiliza máquina virtual Java.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!