17% das pessoas no mundo declaram fazer compras de produtos físicos através do celular pelo menos uma vez por semana, informa a pesquisa Global Consumer Insights 2018, realizada pela PwC com 22 mil entrevistados, incluindo 1 mil no Brasil. O mobile foi o canal de vendas que que mais cresceu nos ultimo seis anos. Em 2013, a proporção de pessoas que compravam produtos físicos pelo celular era de apenas 7%. A proporção que compra através de tablets, por sua vez, subiu de 8% para 12% nesses seis anos.
Enquanto isso, no mesmo intervalo de tempo, entre 2013 e 2018, a proporção que compra semanalmente através de computadores de mesa caiu de 27% para 20%. E as compras dentro de lojas subiram de 42% para 44% nesses cinco anos – cabe ressaltar que houve uma queda nesse canal até 2015, e depois voltou a crescer.
Assistente pessoal virtual
A pesquisa também averiguou a posse e a intenção de compras de assistentes pessoais virtuais com inteligência artificial e comandos de voz, como Amazon Echo e Google Home. Os países com a maior penetração desse produto são China (21%), Vietnã (19%), Indonésia (18%) e EUA (16%).
O Brasil, surpreendentemente, é o mercado com o maior percentual de consumidores interessados em comprar esse produto: 59%. Depois vêm China (52%) e Indonésia (49%). Na média, 32% dos consumidores no mundo querem adquirir esse dispositivo.