A Clique Retire está aumentando rapidamente a sua base de armários inteligentes, ou e-boxes, como prefere chamar, que funcionam como um “endereço fora de casa” para consumidores receberem encomendas feitas em lojas de comércio eletrônico ou devolverem produtos em um processo de logística reversa. A start-up já ultrapassou a marca de 100 e-boxes instalados. Com uma média de dois a quatro novos implementados por dia, a expectativa é de chegar a 1 mil até o fim do ano, diz seu CEO, Marcio Artiaga, em conversa com Mobile Time.
A companhia, que iniciou sua operação no ano passado levando os armários inteligentes para dentro das estações do metrô no Rio de Janeiro, levou este mês os equipamentos também para o metrô de São Paulo. Hoje, eles são encontrados em todas as 42 estações cariocas e em sete paulistas. Até dezembro, estarão em 70 estações de São Paulo.
Paralelamente, a Clique Retire fechou parceria com a BR Distribuidora para levar seus e-boxes para os postos BR do Brasil inteiro, começando por aqueles do Rio de Janeiro e de São Paulo. Até julho mais de 100 postos em cada uma dessas cidades receberão os equipamentos.
“No posto BR o e-box vai servir principalmente para logística reversa. É um ambiente conveniente para o consumidor devolver um produto, sem ter que ir aos correios, onde teria dificuldade de estacionar o carro, pegar fila, perder tempo etc. Os postos BR serão como o pit-stop do e-commerce”, compara Artiaga.
O CEO da Clique Retire aposta no crescimento da venda de produtos de moda através do e-commerce quando o processo de logística reversa brasileiro estiver mais desenvolvido. “O segmento de moda chega a ter penetração de 30% do e-commerce mundial enquanto no Brasil representa 3% a 4%. Aqui não cresce porque trocar é difícil. Há lojas no exterior que mandam vários tamanhos de roupa para a cliente escolher: depois a consumidora devolve os que não servem. Isso só funciona com uma logística reversa eficiente. Com a Clique Retire vamos baratear e deixar mais rápido o processo de troca no Brasil”, diz Artiaga.
Para abrir uma gaveta para deixar ou retirar um produto, o consumidor digita no e-box um código recebido por SMS, ou escaneia um QR code.
Clique Retire Prime
Hoje a Clique Retire tem cerca de 15 mil pessoas físicas cadastradas para usarem seus e-boxes. Por enquanto o serviço é gratuito para o recebimento de até duas encomendas por mês por CPF. Quem quiser usá-lo mais vezes por mês pode conseguir um bônus se trouxer novos usuários para a plataforma, em um modelo de “member get member”. “Temos clientes que usam 15 vezes por mês”, relata.
Em abril, será lançada a versão Prime, em que o usuário paga uma assinatura mensal para usar o Clique Retire de forma ilimitada. O valor ainda não foi divulgado.
Ao mesmo tempo, diversos sites de e-commerce estão fechando parcerias com a startup para integrar o Clique Retire no carrinho de compras, como um endereço para retirada do produto. Neste caso, quem paga pelo uso do serviço é o e-commerce.
Tela Viva Móvel
O CEO da Clique Retire apresentará o case da empresa na próxima edição do Tela Viva Móvel, que acontecerá no dia 7 de julho, no WTC, em São Paulo. Outras startups confirmadas são Pier, Turbi, Nutrebem e Popsy, além de executivos das operadoras Vivo e Oi, e da montadora General Motors e da construtora MRV. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.telavivamovel.com.br, ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.