No último domingo, 15, a Anatel enviou um ofício às operadoras de telecomunicações pedindo que as empresas tomem medidas para promover e ampliar o acesso a serviços como o de telefonia móvel 3G e 4G por conta das incertezas da pandemia do novo coronavírus. Aos poucos, as operadoras estão adotando medidas para atender ao pedido. Leia abaixo o que cada uma está fazendo.
Claro
A Claro passou a oferecer acesso a não clientes de seus pontos públicos de Wi-Fi. Para acessar a rede #NET-CLARO-WIFI é preciso assistir aos vídeos do Ministério da Saúde/SUS com informações sobre o novo coronavírus.
Na rede móvel, a Claro adotará a concessão gradativa de bônus de Internet para seus clientes pós-pagos. Para quem usa os chips pré-pagos, aqueles que consumirem toda a sua franquia poderão ganhar um bônus diário de 100MB para continuar navegando. Para isso, deverão assistir à campanha de conscientização produzida pelo Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus. Clientes dos planos pré-pagos semanais e mensais também receberão bônus que permitam expandir sua conectividade no período da oferta. Mas ainda não foi estipulado o quanto ele será.
Em breve, porém sem data ainda, os assinantes da operadora também poderão acessar de forma ilimitada, sem qualquer custo ou desconto na franquia de Internet do plano, o aplicativo Coronavírus SUS (Android, iOS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A medida foi uma das demandas da Anatel. O app oferece informações de utilidade pública, dicas de prevenção e um mapa dos postos públicos de saúde mais próximos.
Nextel
A Nextel informou que aumentou a velocidade da Internet para todos que ultrapassarem a franquia do pacote de dados, sem custo adicional. “Ainda que o pacote de Internet acabe, a velocidade vai permanecer praticamente igual”, garantiu em seu comunicado.
Oi
A operadora Oi informou em um comunicado no último fim de semana que adotou medidas “para garantir a conectividade e qualidade dos serviços de informação e comunicação oferecidos à sociedade.” Um comitê multidisciplinar da empresa avalia diariamente as medidas adotadas e quais outras deverão implantar.
A empresa informou que vai disponibilizar o envio de mensagens de texto com informações das autoridades para todos os seus usuários, de forma gratuita.
Os serviços digitais da Oi estão em mais evidência para estimular que seus clientes os acessem por meio das ferramentas Minha Oi (Android, iOS), Técnico Virtual (Android, iOS), além da Joice, a inteligência artificial da operadora que fica em seu site. A empresa também informou que está desenvolvendo o Oi Comunica, um site que reunirá todas as medidas e procedimentos adotados pela companhia.
TIM
Em comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 16, a TIM disse que, em breve, anunciará medidas para dar suporte a seus clientes. “A TIM está em contínua campanha de sensibilização, pois as boas práticas individuais contribuem para o combate coletivo ao contágio. Vale ressaltar que, nesse cenário, as telecomunicações são garantia de manutenção das relações profissionais e pessoais”.
Vivo
Nesta segunda a Vivo anunciou medidas para seus clientes corporativos, além da disponibilização da navegação gratuita do aplicativo Coronavírus SUS para todos os seus clientes pré e pós-pago. Os dados consumidos não serão descontados da franquia dos clientes.
Para os clientes corporativos, nos próximos três meses, a Vivo Empresas não descontará a franquia de dados das ferramentas de colaboração, como Teams, da Microsoft, e Webex, da Cisco. As empresas têm a possibilidade, com o Vivo Tech, de alugar notebooks, tablets e desktops com seguro e manutenção, para o trabalho remoto de funcionários.