A Datora está finalizando os testes para adoção de eSIM. O recurso será oferecido para as operadoras móveis virtuais (MVNOs) conectadas à sua plataforma como credenciadas. Com a novidade, além de venderem chips físicos, as MVNOs poderão conquistar novos clientes através de QR codes em pontos de venda e peças publicitárias físicas ou digitais. 

“Teremos um trial com eSIM no próximo mês com alguns clientes”, informa Eduardo Resende, diretor de business support da Datora, em conversa com Mobile Time.

Outra novidade em preparação pela Datora para as MVNOs conectadas à sua plataforma será a cobertura 5G. A companhia está concluindo os ajustes em seu core para disponibilizar o acesso à rede de quinta geração. As primeiras ativações devem acontecer ainda neste semestre. Qualquer device habilitado para essa tecnologia com um chip de uma MVNO da Datora conseguirá trafegar em 5G. Vale lembrar que a Datora está conectada à rede da TIM. Portanto, a cobertura 5G será a mesma provida pela TIM.

Crescimento e estratégia

A maioria das 17 MVNOs conectadas à Datora são de provedores de Internet, mas há também varejistas e algumas voltadas para IoT, incluindo a Arqia, que pertence à própria Datora. Ao todo, elas somam 2,3 milhões de conexões. Até o final do ano a companhia espera ter 23 MVNOs e uma base de 3 milhões de linhas em serviço, projeta Resende.

“Estamos abertos a todos os potenciais parceiros que queiram propor novos negócios e verticais de MVNOs. Acreditamos muito em segmentação do público-alvo, mas se não for construído um plano de longo prazo a conta não fecha”, comenta o executivo.

Como estratégia para as MVNOs, Resende recomenda que seja evitada uma guerra de preços. “Pedimos para os parceiros evitarem guerra de preços porque entendemos que não é saudável para MVNOs, pois nossos fornecedores também são nossos competidores. Temos que conquistar mercado pela diferenciação, seja por conteúdo, atendimento, canais de distribuição etc. É preciso criar valor agregado em cima desse modelo”, aconselha. 

“É um caminho bastante desafiador. Tem que ter muita resiliência e perseverança para desenvolver o negócio de MVNO com sustentabilidade. Hoje, com a Datora, temos uma operação bastante madura”, conclui o executivo.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!