O G1, portal de notícias do Grupo Globo, produziu mais de 1 mil reportagens para desmentir publicações falsas em 2018 a partir do projeto Fato ou Fake. De acordo com Marcia Menezes, diretora do G1, essas reportagens que deram luz aos verdadeiros fatos foram veiculados em todos os canais do Grupo Globo (TV, rádio e sites), além de publicações no WhatsApp Status, a ferramenta efêmera do app de mensageria.
O projeto foi focado em três frentes: apuração de notícias em saúde, serviços e eleições/política. Como resultado, a companhia conseguiu em seu site noticioso mais de 30,3 milhões de page views apenas em 2018 – vale lembrar que o projeto começou em 30 de junho do ano passado. A executiva participou do MMA Impact Forum Brasil 2019, nesta terça-feira, 19.
Atualmente, a ação da companhia contra o conteúdo falso conta com mais de 70 jornalistas dedicados à checagem de fatos. Segundo Menezes, o Fato ou Fake continuará para os próximos anos e recentemente apurou notícias falsas ligadas às tragédias de Brumadinho e Suzano. Mais adiante, o programa começa a preparar seus esforços para as eleições municipais de 2020.