O Instituto de Pesquisas Eldorado criou uma skill da Alexa para esclarecer sobre dúvidas do coronavírus. Feito com dados do hospital Albert Einstein e do Ministério da Saúde, o serviço permite que usuários perguntem por voz à assistente em dispositivos como Amazon Echo, Echo Show, Echo Dot ou Smart TVs, smart speakers e fones de ouvidos com Alexa.
Na skill desenvolvida em português, há uma série de ações e perguntas que o usuário pode fazer, como o posto de atendimento mais próximo, possibilidade de transmissão da doença para animais de estimação e até um autoteste com perguntas básicas que cogitam a possibilidade de a pessoa ter contraído a Covid-19.
Para ativar o autoteste, a pessoa pode dizer uma das seguintes frases: Alexa como sei se peguei a Covid-19; Alexa, como sei se tenho o coronavírus; Alexa, acho que peguei o coronavírus; Alexa, eu posso ter sido infectado com a Covid-19; Alexa, abra o autoteste para coronavírus; o que é, meu cão pode transmitir, ou quais são as melhores maneiras de evitar a Covid-19.
Confira a lista com outras questões e comandos que uma pessoa pode fazer à Alexa:
– Alexa, como sei se peguei Covid-19?
– Alexa, como sei se tenho coronavírus?
– Alexa, acho que peguei coronavírus.
– Alexa, eu posso ter sido infectado com a Covid-19.
– Alexa, abra o autoteste para coronavírus (bateria de questões sobre uma possível infecção por parte do usuário).
– Alexa, abra perguntas coronavírus (bateria de perguntas sobre a doença)
– Alexa, abra perguntas sobre coronavírus em animais domésticos.
– Alexa, abra Atendimento SUS.
– Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?
– Alexa, qual o hospital público mais próximo?