|Atualização em 17 de abril às 8h48 para acrescentar as plataformas subnacionais entre as avaliadas| Levantamento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a relação entre usuários e o conjunto de serviços públicos online mostra que a maioria dos brasileiros – 57,2% – preferem obter atendimento presencial mesmo quando há um canal virtual para a mesma funcionalidade disponível. O dado faz parte da pesquisa Uso de Serviços Digitais – um retrato do Brasil, lançada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quarta-feira, 16.

“Esse dado de preferência também é corroborado pelo fato de que 58,5% dos que realizaram o último serviço de forma presencial sabiam que existia a opção digital do serviço”, acrescenta o relatório.

De acordo com o estudo, as principais motivações que levam à preferência pelo atendimento físico incluem “a falta de experiência com serviços digitais” (15,3%),” dúvidas sobre a validade do serviço digital” (14,9%) ou, simplesmente, “gostar de interagir com os funcionários públicos” (9,5%). 

Outros entrevistados alegaram também dificuldade em usar os serviços digitais (9,3%), dúvida com a segurança das informações pessoais (7%), e a falta de internet ou dispositivo digital (5,35%). 

Ainda conforme a pesquisa, a preferência pelos canais digitais é maior entre homens, jovens, moradores de áreas urbanas e pessoas sem deficiência.

Apesar disso, o levantamento mostra que metade dos cidadãos que utilizaram os canais presenciais, precisaram realizar mais de uma visita para concluir o serviço, com média de 2 visitas por procedimento. Enquanto isso, 95% das pessoas que buscaram o serviço online afirmam que tiveram seu problema resolvido. Entre os usuários de serviços digitais, 77,1% consideraram a experiência fácil ou muito fácil.

Dispositivo e pacote de dados

A pesquisa contou com uma amostra da população brasileira composta por mais de 2 mil entrevistados, todos acima de 18 anos. Para além da experiência na plataforma gov.br entre outras desenvolvidas a nível subnacional, os questionários também buscaram entender o acesso do público-alvo à tecnologia. 

O resultado mostrou que 94,2% das pessoas afirmaram ter acesso a celulares em casa, enquanto apenas 33,7% disseram ter computador.

Pouco mais da metade (53,7%) das pessoas com internet fixa em casa relataram ter enfrentado lentidão na conexão pelo menos uma vez nos últimos três meses. Quanto à internet móvel, “36,9% dos usuários que utilizam esse serviço em casa informaram que atingiram o limite de dados do pacote móvel nos últimos três meses, o que os impediu de se conectar pelo menos uma vez durante o período”.

Acesse aqui a íntegra da pesquisa.

Imagem principal: Ilustração gerada com IA pelo Mobile Time

 

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