Volta e meia são divulgados rankings dos aplicativos mais baixados ou que geraram mais receita em um mês ou trimestre no mundo. Mas qual foi o título que acumula a maior quantidade de downloads de todos os tempos? E de faturamento? A App Annie, empresa que analisa dados das lojas de aplicativos, realizou esse levantamento sobre a Google Play, considerando o período entre janeiro de 2012, quando a loja de apps Android foi rebatizada com esse nome, até março de 2016. A App Annie teve o cuidado de separar games do resto dos apps, já que a categoria responde sozinha por 90% da receita e 40% dos downloads da loja, o que tornaria a comparação injusta.
Antes de apresentar os rankings, cabe destacar alguns números gerais da Google Play. Entre o primeiro trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2016, o número de downloads da loja cresceu 3,8 vezes no mundo. No mesmo intervalo, a receita saltou 35,7 vezes. Ela foi puxada principalmente por países mais maduros, como Japão e Coreia do Sul. Enquanto o crescimento em downloads nos anos mais recentes acontece por força dos mercados emergentes, onde ocorre ainda a migração de feature phones para smartphones.
Veja abaixo os rankings elaborados pela App Annie.
Os dez games mais baixados de todos os tempos na Google Play
Jogo | Lançamento | Companhia | Origem | |
1 | Subway Surfers | Setembro 2012 | Kiloo | Dinamarca |
2 | Candr Crusyh Saga | Novembro de 2012 | Activision Blizzard | EUA |
3 | Pou | Agosto de 2012 | Zakeh | Líbano |
4 | Temple Run 2 | Janeiro de 2013 | Imangi, iDream Sky | EUA e China |
5 | Hill Climb Racing | Setembro de 2012 | Fingersoft | Finlândia |
6 | My Talking Tom | Novembro de 2013 | Outfit7 | Chipre |
7 | Despicable Me | Junho de 2013 | Gameloft | França |
8 | Angry Birds | Dezembro de 2013 | Rovio | Finlândia |
9 | Fruit Ninja | Fevereiro de 2011 | Halfbrick | Austrália |
10 | Clash of Clans | Setembro de 2013 | Supercell | Finlândia |
Os dez games mais rentáveis de todos os tempos na Google Play
Jogo | Lançamento | Companhia | Origem | |
1 | Puzzle & Dragons | Setembro de 2012 | GungHo Online | Japão |
2 | Clash of Clans | Setembro de 2012 | Supercell | Finlândia |
3 | Monster Strike | Dezembro de 2013 | Mixi | Japão |
4 | Candy Crush Saga | Novembro de 2012 | Activision Blizzard | EUA |
5 | Game of war – fire age | Março de 2014 | Machine Zone | EUA |
6 | Everybody´s Marble | Junho de 2013 | Netmarble. Line | Coreia do Sul e Japão |
7 | Disney Tsum Tsum | Janeiro de 2014 | Line | Japão |
8 | Summoners War | Abril de 2014 | Gamevil | Coreia do Sul |
9 | Hay Day | Novembro de 2013 | Supercell | Finlândia |
10 | The World Of Mystic Wiz | Março de 2013 | ColoPL, Sony | Japão |
Os dez apps (não games) mais baixados de todos os tempos na Google Play
App | Lançamento | Companhia | Origem | |
1 | Dezembro de 2011 | EUA | ||
2 | Janeiro de 2012 | EUA | ||
3 | Facebook Messenger | Novembro de 2011 | EUA | |
4 | Março de 2012 | EUA | ||
5 | Clean Master | Setembro de 2012 | Cheetah Mobile | China |
6 | Skype | Novembro de 2011 | Microsoft | EUA |
7 | Line | Janeiro de 2012 | Line | Japão |
8 | Viber | Outubro de 2011 | Rakuten | Japão |
9 | Novembro de 2011 | EUA | ||
10 | Flashlight by Surpax | Janeiro de 2012 | Surpax | EUA |
Os dez apps (não games) mais rentáveis de todos os tempos na Google Play
App | Lançamento | Companhia | Origem | |
1 | Line | Janeiro de 2012 | Line | Japão |
2 | Line Play | Novembro de 2012 | Line | Japão |
3 | Line Manga | Abril de 2013 | Line | Japão |
4 | Pandora Radio | Janeiro de 2012 | Pandora | EUA |
5 | Kakao Talk | Janeiro de 2012 | Daum Kakao | Coreia do Sul |
6 | Gree | Janeiro de 2012 | Gree | Japão |
7 | Pokemini | Maio de 2013 | Cocone | Japão |
8 | Dragon Quest VS Aventurer Convenient Outing Tool | Junho de 2013 | Square Enix | Japão |
9 | Lovoo | Dezembro de 2011 | Lovoo | Alemanha |
10 | Tinder | Julho de 2013 | InterActive Corp | EUA |
Análise
Entre os jogos mais baixados de todos os tempos, nota-se a predominância de títulos casuais com apelo global. Nove dos dez títulos são games casuais. A exceção é o jogo de estratégia Clash of Clans. No ranking de faturamento, quatro dos dez títulos registraram praticamente toda a sua receita vinda de um único mercado, o japonês. E vale destacar que apenas dois games figuram tanto no ranking de downloads quanto no de receita: Clash of Clans e Candy Crush Saga.
Na lista de apps (não games) mais baixados, comunicadores instantâneos e redes sociais predominam. Quatro dos cinco primeiros títulos pertencem ao Facebook. Há apenas dois utilitários como intrusos: o chinês Clean Master, da Cheetah Mobile, e a lanterna Flashlight by Surpax. Todos os títulos nessa lista foram lançados originalmente entre 2011 e 2012. O ranking de receita de apps (não games) tem três títulos da Line nas primeiras posições, justamente por ser o comunicador instantâneo mais popular do Japão, mercado onde os consumidores estão acostumados a fazer compras móveis há mais de dez anos, desde os tempos de suas redes 2G, na era pré-smartphone. Note-se outro comunicador instantâneo asiático na quinta posição, o sul-coreano KakaoTalk. Merece destaque ainda a presença de um único aplicativo de música, o Pandora, e de dois apps de encontros, o alemão Lovoo e o americano Tinder.
Por fim, cabe notar que a lista de apps mais baixados de todos os tempos é liderada pelos mesmos quatro títulos que são os mais populares na home screen dos smartphones brasileiros, embora em uma ordem diferente, conforme revelado pela mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil. Alguns resultados da pesquisa foram adiantados em primeira mão durante o último Tela Viva Móvel, há duas semanas, em São Paulo. O relatório da pesquisa estará disponível para download gratuito na semana que vem.