A italiana Interactive Media desenvolveu um módulo para dar voz a assistentes virtuais que hoje atendem somente por texto. A solução, cujo lançamento no Brasil deve acontecer no segundo semestre, é provisoriamente batizada como “voice over bot”. A companhia se encarrega em definir uma combinação de sistemas de text to speech (TTS) e speech to text (STT) que melhor se adequem à necessidade de cada bot, de acordo com as diferentes solicitações do consumidor.
O CEO da Interactive Media, Roberto Valente, explica que cada motor de TTS e STT tem características distintas, podendo ter uma performance melhor para determinadas finalidades. Conhecê-los a fundo e escolher a melhor combinação requer anos de trabalho, afirma. “Às vezes combinamos dois ou três em uma mesma solução”, comenta Valente.
A solução é capaz de perceber quando o consumidor está digitando em vez de falando. E quanto não entende a intenção faz o transbordo para um atendente humano.
A ideia é firmar parcerias com produtores de bots que hoje trabalham apenas com texto mas que precisam dar a opção de voz a seus clientes.
A Interactive Media pretende cobrar uma setup fee pela integração do módulo e uma tarifa por mensagem recebida e devolvida, além do custo por quantidade de canais telefônicos à disposição do bot.