O espaço ocupado por um app após a sua instalação muitas vezes é maior do que o descrito nas lojas de aplicartivos. Alguns deles descarregam mais conteúdo e ampliam de tamanho logo depois de instalados. 49% dos brasileiros com smartphone estão cientes disso – 60% dos homens e 40% das mulheres. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita encomendada pela DialMyApp e realizada por Mobile Time e Opinion Box, cujo relatório completo está disponível para download gratuito aqui.
Além disso, 65% dos brasileiros sabem que a cada atualização de sistema operacional mais memória é ocupada. Isso é do conhecimento de 73% dos homens e 58% das mulheres. Por idade, 75% dos brasileiros de 16 a 29 anos sabem, contra 66% daqueles de 30 a 49 anos e 57% daqueles com 50 anos ou mais.
A memória cheia é um dos fatores que prejudica a performance dos aparelhos. 27% dos brasileiros afirmam que a agilidade do seu smartphone piorou um pouco nos últimos 12 meses e 6% dizem que piorou muito.
Por sinal, ter um aparelho “com excelente performance, sem travar os apps” é o que desejam 53% dos brasileiros para o seu próximo smartphone, mais do que não ter mais problema de memória (28%) ou ter a câmera “mais moderna de todas” (19%). Por faixa etária, o grupo que mais deseja um smartphone sem problema de memória é aquele a partir de 50 anos de idade (39%). Por renda familiar mensal, são os brasileiros das classes D e E (33%).
A pesquisa entrevistou 1.176 brasileiros com 16 anos ou mais e que possuem smartphone, entre os dias 19 e 27 de março. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
Ilustração no alto: Nik Neves