O salto do Pix no comércio eletrônico depende de sua agenda evolutiva junto ao Banco Central, como afirmou o head de vendas da PagBrasil, Alexandre Oliveira. Durante o Congresso Digitalização do Varejo nesta quinta-feira, 16, o executivo afirmou que o Pix Automático é uma dessas atualizações que devem ajudar na adesão do arranjo de pagamento no e-commerce.
“Com o Pix Automático, nós vemos uma grande oportunidade. Isso abre um leque de oportunidades e negócios imenso. Lembrando que está chegando em outubro deste ano”, afirmou Oliveira, ao afirmar que a modalidade pode ser usada para compras recorrentes.
Alejandro Vasquéz, cofundador e presidente da Nuvemshop, afirmou que o “Pix matou o boleto”, mas ainda é o segundo na preferência das compras, com 30% de participação. Na divisão dentro da plataforma de gestão de e-commerce, 65% das compras ocorrem no cartão de crédito, pois tem vantagens como o parcelamento sem juros.
Felipe Dellacqua, CMSO da Infracommerce, afirmou que a experiência do Pix ainda não é ideal e tem barreiras no online, como a necessidade de finalizar a transação fora do carrinho de compras. Também tem o fato de que o brasileiro prefere o parcelamento.
Dellacqua acredita que a evolução do Pix para ter mais transações no e-commerce acontecerá quando resolver essas fricções. E aposta nas atualizações do arranjo de pagamento para transações offline e on tap, ou seja, o Pix previamente cadastrado no celular do usuário para pagamento sem contato (via NFC, por exemplo) e sem comunicação.
Imagem principal da esquerda para direita: Carlos Alves, VP de tecnologia da Cielo; Tiago Guerra, diretor comercial da Stone; Alexandre Oliveira, head de vendas da PagBrasil (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)