A Nestlé está usando experiências com realidade aumentada e análise de dados para promover a sua nova marca de café, Starbucks, licenciada pela rede de cafés norte-americana para a empresa alimentícia.
A primeira solução é um app de realidade aumentada. Por meio de um tablet na gôndola, o usuário acessa o aplicativo para ver vídeos informativos, responder a um quiz e ler sobre conteúdos relacionados aos tipos de café que a marca oferece. Essas opções aparecem quando o consumidor aponta o tablet para um marcador na prateleira.
A outra ferramenta é a gôndola inteligente, sistema que captura dados de interação dos usuários com os produtos, apresenta mensagens sobre os itens disponíveis e repõem o produto automaticamente quando alguém retira.
Por enquanto, a solução de realidade aumentada está em cinco varejistas na cidade de São Paulo. E o sistema de gôndola analítica está em três lojas da capital paulista. Confira abaixo a relação de locais com as inovações:
Rede | Cidade | Endereço | Ação |
St. Marche | São Paulo | Alameda Jauaperi, 625 | Gôndola Analítica |
Pão de Açúcar | São Paulo | Avenida Ibirapuera, 1770 | Gôndola Analítica |
Pão de Açúcar | São Paulo | Av. Washington Luiz, 3919 | Gôndola Analítica |
Sam’s Club | São Paulo | Rua Benedito Fernandes, 70520 | Realidade Aumentada |
St. Marche | São Paulo | Avenida São Gualter 903, Loja 2 | Realidade Aumentada |
Pão de Açúcar | São Paulo | Av. Prof. Francisco Morato, 2385 | Realidade Aumentada |
Pão de Açúcar | São Paulo | Rua Prof. Serafim Orlandi, 299 | Realidade Aumentada |
Empório Nestlé | São Paulo | Av. Nações Unidas, 17007 | Realidade Aumentada |