Os carros usados para serviços de transporte individual como Uber, Cabify, Easy Go e 99 Pop podem ter até 50% de aumento em seguro em relação à franquia do mesmo veículo que é usado apenas para passeio.

Segundo pesquisa da ComparaOnline, empresa que realiza comparações de preços entre seguros e produtos financeiros, o preço médio do seguro de um Toyota Corolla é 50% mais caro quando automóvel é usado para Uber, em comparação com o mesmo modelo usado somente para passeio.

“Quando o motorista faz esse tipo de atividade (transporte individual por aplicativo), ele precisa avisar a seguradora e adicionar um seguro para acidentes pessoais de passageiros e cobertura de terceiros”, explica Paulo Marchetti, diretor executivo da empresa. “A indústria de seguros enquadrou os motoristas do Uber com o perfil de taxista. A entrada dos aplicativos de corridas pode causar uma onda conservadora por parte das seguradoras”, alerta.

O aumento é similar para segurados que dirigem um Nissan Sentra: 46%. Os dois carros, enquadrados na categoria premium Uber Black, além de serem os mais custosos, são os automóveis mais convertidos pelos usuários para o seguro de carros de transporte de passageiros. Carros do Uber X também foram englobados na pesquisa da empresa.

Contudo, Marchetti não descarta que as seguradoras criem opções mais flexíveis e adequadas a esse público. Ele cita as modalidades de franquia como ‘Pay As You Use’ e ‘Pay As You Drive’ (com pagamento através do cálculo de quilometragem dirigida por mês), já comuns nos Estados Unidos.

Veja a tabela abaixo com a comparação de preço englobando carros do Uber X e Uber Black:

Marca

Modelo

Tipo de serviço

Seguro sem Uber

Seguro com Uber

Alteração

Toyota

Corolla

Uber Black

R$ 4.359,45

R$ 6.574,70

+50%

Nissan

Sentra

Uber Black

R$ 4.344,95

R$ 6.371,31

+46%

GM

Onix

Uber X

R$ 1.306,28

R$ 1.606,25

+22%

Fiat

Palio Essence

Uber X

R$ 2.170,50

R$ 2.598,21

+19%

Honda

Civic

Uber Black

R$ 3.138,96

R$ 3.661,39

+16%

Renault

Sandero

Uber X

R$ 5.075,79

R$ 5.494,73

+8%

Média

 

 

R$ 3.399,32

R$ 4.384,43

+28%

 

Digital x Físico

A pesquisa do ComparaOnline utilizou dados de 500 mil usuários do site durante o primeiro semestre de 2016. Ainda de acordo com o levantamento, na hora da contratação do seguro, 70% dos usuários preferem realizar o processo pelo PC, ante 30% que preferem pelo canal mobile. De acordo com a companhia, a diferença acontece devido à falta de usabilidade no acesso aos sites via dispositivos móveis.

Questionado se o resultado se deve à falta de investimento das empresas no mobile, como a criação de site responsivo para vendas e aplicativos para relacionamento com o cliente, Marchetti argumenta que falta mais aporte para o online também: “Tem muita empresa de seguro que ainda pede papel assinado nos dias atuais”.

“Com a mobilidade, o mercado deveria caminhar para simplicidade”, frisa o executivo. “Por exemplo, as empresas deveriam criar opção para o usuário tirar a foto da CNH e do documento do carro com o celular. E a proposta de franquia poderia ser enviada de volta também pelo celular”.

 

 

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